Movimento renascentista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As origens sociais do movimento renascentista

História Moderna: Período entre a “Queda de Constantinopla” (1453) e a “Revolução Francesa” (1789).

O “mundo moderno” não surgiuabruptamente em 1453 e não desapareceu em 1789. Surgiu de um processo de transição do modo de viver feudal para o modo de viver capitalista, que só terminou sua “gestação” no século XVIII.

Durante esteprocesso de transformação da vida social ocorreram mudanças na ordem política, econômica e cultural, como por exemplo, a consolidação do Estado Moderno, os vários “Renascimentos”, as “GrandesNavegações” e a “Reforma Protestante”.

Conjunturas sociais que deram origem à Renascença

Durante a Baixa Idade Média, as interpretações dos fatos sociais, exageradamente baseadas na religião,provocaram distorções de comportamento que resultaram em mortes e na reprodução de mais ignorância do que de fato provocaria se as situações fossem entendidas como resultado da ação dos homens. Assim,lentamente algumas pessoas que possuíam erudição e/ou sabedoria começaram a perceber que algumas coisas eram mais da responsabilidade dos homens do que da vontade de Deus, e esta postura antropocêntrica(de atribuir ao homem a responsabilidade de explicar os fenômenos existenciais) motivou lentamente o surgimento dos vários tipos de Renascimento (cultural, cientifico, urbano e comercial).Partindo da “Itália” (península itálica) ainda durante a Baixa Idade Média, uma nova forma de entender a realidade concreta surgiu, focando revalorizar e resignificar as pessoas, visando ressaltar que oser humano possui grande capacidade de transformar o mundo por meio das suas ações e pensamentos e que é responsável pelas conseqüências dos seus atos e dar uma explicação aos acontecimentos diversospor meio da razão, já que acreditava que tudo não é necessariamente da vontade de Deus. Esta é uma das muitas formas possíveis de se definir, na sua amplitude, o que foi o Renascimento ou a...
tracking img