Movimento operario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOVIMENTO OPERÁRIO

Falar em movimento operário é trabalhar com os acontecimentos ocorridos desde o século XVIII; quando os trabalhadores se reuniram em associações e, posteriormente, sindicatoscom a finalidade de lutar por seus interesses.
Já na metade do século XVIII, mais especificamente em 1740, com a Revolução Industrial, muitos trabalhadores, de então, artesãos, se revoltaram epassaram a invadir as fábricas e a destruir suas instalações por não aceitarem os prejuízos que estavam tendo e, como consequência, o desemprego.
Com a nova relação de trabalho instituída (patrão Xoperário), a grande massa trabalhadora passou a conviver com uma exploração desenfreada, com uma má condição de vida, de trabalho, salários baixos, além da exploração do trabalho infantil. Fato que levou aesta classe operária em se manifesta contra esses abusos – formando os sindicatos.
O avanço das ações sindicais ganharam força e se expandiu por toda a Europa.
Em 1836, burgueses e operários seuniram para lutar contra as ações absolutistas. Porém, após a instituição do governo burguês, os operários perceberam que as ações propostas tinham como cunho prevalecer somente a classe burguesa. Poristo, os operários passaram a tomar novas ações, desta vez com direcionamento político, buscando alcançar maiores espaços e força na luta pelos seus interesses.
Em 1837, foi elaborada a CARTA DO POVO,a qual reivindicava mudanças para os trabalhadores – seja no âmbito trabalhista, seja dentro da própria sociedade.
Esta ação foi denominada como cartismo.
Contudo, os próprios trabalhadoresderam direcionamento diferente à elas. Uma parte entendia que a luta deveria ser baseada no diálogo com a burguesia (Socialismo utópico); outra parte entendia que as coisas só poderiam mudar através deuma luta armada (Luta de Classes) – ambas teorias de Karl Marx.
Outro importantíssimo momento do movimento operário ocorreu durante a Revolução Russa, em 1917.
No Brasil, a principal marca do...
tracking img