Movimento operario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Movimento operário

Movimento operário é um termo que refere-se à organização coletiva de trabalhadores para a defesa de seus próprios interesses, particularmente (mas não apenas) através da implementação de leis específicas para reger as relações de trabalho.
Inicialmente surgiu como uma reação às consequências da Revolução Industrial partiamdos artesãos que se viram privados de seus meios originais de trabalho. Revoltados, grupos de artesãos atacavam as fábricas, quebrando as máquinas. Desse mesmo tipo também foi a reação dos operários jogados na miséria pelas primeiras crises de desemprego. Depois de algum tempo, os operários começaram a perceber que o problema não estava nas fábricas, nem nas máquinas em si, mas sim na forma comoa burguesia havia organizado os meios de produção. No início do século XIX, na Inglaterra, o movimento dos trabalhadores se fez sentir por meio de demonstrações de massa, como motins e petições. Foi nesse século que os sindicatos surgiram como uma nova força no cenário político.
A primeira luta de caráter político, empreendida pelos operários ingleses, foi a conquista do direito de voto. Nessaluta, o movimento operário contou inicialmente com o apoio da burguesia, uma vez que esta classe não podia enviar seus deputados para a câmara dos Comuns, que estava nas mãos dos latifundiários. A revolução de 1830 na França, acabou dando um grande impulso a esse movimento. Em 1832, o Parlamento promulgou uma reforma do sistema eleitoral (Reform Act), beneficiando a burguesia, mas negando qualquerbenefício aos operários.
O movimento operário virou assim, ele próprio, o pioneiro da sociedade capitalista do trabalho. Foi ele que impôs os últimos degraus da coisificação no decorrer do processo de desenvolvimento do trabalho, contra os torpes e funcionais burgueses do século XIX e princípios do séc XX, de um jeito muito semelhante a burguesia tinha se convertido na herdeira do absolutismo umséculo antes. Isso só foi possível porque os partidos operários e os sindicatos, no decorrer de sua idolatria ao trabalho, foram tomando uma atitude positiva no que diz respeito ao aparelho estatal e às instituições encarregadas das funções repressivas no trabalho (as quais não queriam abolir, mas ocupar eles próprios numa espécie de marcha através da instituiç O movimento operário também forneceu oparadigma para isso. Sob o nome de social-democracia virou o maior "movimento civil" da história, que não podia ser outra coisa mais do que uma armadilha para si mesmo. Porque na democracia tudo é negociável, exceto as imposições da sociedade do trabalho, que se pressupõem de um jeito axiomático. As únicas coisas discutíveis são as formas de aplicar as ditas imposições. Não fica nada além daescolha entre a Nestlé ou Dane, entre peste e a cólera, entre ser um malandro ou um tolo. 
O surgimento do movimento sindical no Brasil 

 A classe operária no Brasil começa a se desenvolver no final do século 19, resultado das transformações econômicas, sociais e políticas da época. O modelo agrário-exportador, baseado na produção de café, ganhou nova força ao se deslocar do Vale do Paraíba para oOeste Paulista, criando as condições para a constituição do capital industrial e do trabalho assalariado no Brasil. 

A mão-de-obra escrava foi sendo substituída pela européia, atraída para trabalhar nas fazendas e nas indústrias que se desenvolviam nas cidades. Os primeiros núcleos operários surgiram principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, formados em sua maioria por imigrantes vindosda Itália, Espanha e Portugal. 

As condições de vida e de trabalho eram extremamente difíceis. Os salários eram baixos e a jornadas de trabalho eram de 12 a 15 horas por dia, sem direito ao descanso nos finais de semana e feriados. Sem contratos de trabalho, as demissões aconteciam verbalmente e a qualquer momento. 

Os patrões não se responsabilizavam por doenças ou acidentes de...
tracking img