Movimento "occupy" e o descaso midiático

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos últimos meses, a mídia, como de costume, tentou abafar e criminalizar mais um movimento social em prol da igualdade e do fim do "absolutismo econômico" vivenciado pela população mundial naatualidade. Porém, desta vez, o movimento social é de caráter mundial.

Os primeiros protestos do tipo começaram em maio, em Madri, local em que centenas de pessoas tomaram a praça Puerta del Sol paramostrar a insatisfação com os altos índices de desemprego da Espanha e com o que chamam de forte influência das instituições financeiras sobre as decisões políticas.

No mês de setembro, iniciou-se emWall Street o "Occupy Wall Street". Tal protesto teve como alvo a influência empresarial na socieade norte-americana e no governo do país. Outra reivindicação é a responsabilização dos beneficiáriosda crise econômica que assolou todo o mundo em 2008 e que surte efeitos até hoje, após três anos.

Aos poucos, eclodiram mais movimentações sociais em outras metrópoles norte-americanas, como LosAngeles, Chicago e San Francisco. Era a ira do povo contra os abusos governamentais e a inércia midiática.

Eis que o Occupy chegou ao Brasil.

No Rio, a Cinelândia foi o palco escolhido pelapopulação para protestar ante aos abusos governamentais que cansamos de ver no dia-a-dia.

A mídia (leia-se a mídia de direita, mas que se julga centralista e manipula a maioria da população)? Como sempre,ao lado de quem a financia, ignorando o movimento. Ao ficar insustentável tal ocultismo, os veículos de comunicação criticaram, como se observa na seguinte manchete (leiam a notícia e verão como omovimento é atacado):

"Manifestações atrapalham quem trabalha na Cinelândia"
http://oglobo.globo.com/rio/manifestacoes-atrapalham-quem-trabalha-na-cinelandia-2698337

Ora, se tenho um pouquinho desenso de quantidade, no protesto contra a divisão dos Royalties havia, no mínimo, 150 mil pessoas a mais. Obvio que a poluição sonora citada pela matéria foi maior naquele Pão e Circo, e a...
tracking img