Movimento negro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimento negro

Aí atua toda a essência do movimento negro, não se baseando apenas em probabilidades e teorias, mas em fatos empíricos experimentados nas diversas ramificações dos negros nasociedade.

No Brasil lembramos dos grandes marcos como Zumbi, Revolta dos Malês, Chibata e tantas representações de luta e resistência do povo negro (como acompanhamos em outras matérias da Revista doPortal Raízes). A amplitude do movimento negro é um conjunto de manifestações que surgem de inquietações individuais e coletivas.


Mas sem dúvida as manifestações contemporâneas do movimento negrono Brasil foram influenciadas pelos diversos atos anti- discriminatórios que ocorreram nos Estados Unidos na década de 60. No referido período o Brasil vivia sob o regime político militar altamenterepreensivo contra as reivindicações de massa, mas é neste contexto que o movimento negro inicia as suas articulações no país.


Em 14 de julho de 1978 foram relatados os primeiros indícios doMovimento Negro Unificado, o MNU, nas portas do Teatro Municipal no centro da capital paulista. Em 1940. Histórias contadas a partir de entrevistas orais foram objeto de estudos por pesquisadores domovimento negro muito tempo depois.


No mesmo ano a Igreja Católica lança a Campanha da Fraternidade: “A Fraternidade e o Negro”, com o lema: “Ouvi o clamor desse povo”, introduzindo o debate da questãoracial no seio da igreja. Não há consenso no movimento negro hoje sobre esses dois assuntos.


A unanimidade pode ser observada na luta pela implementação da Lei 10.639, que prevê a obrigatoriedadedo ensino da África e do negro no Brasil nas escolas de todo o país. A causa dos quilombolas também tem a adesão do movimento como um todo.



O movimento negro americano

Nos EUA o movimentonegro teve inúmeras expressões, as três principais foram o reverendo evangélico Martin Luther King, que lutou pelos direitos civis dos norte-americanos; o Mulçumano Malcon X e o partido dos Panteras....
tracking img