Movimento harmonico simples

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimento Harmônico Simples
- M.H.S. -


FISICA EXPERIMENTAL
ENGENHARIA INDUSTRIAL
MECANICA











1- Síntese




Nesta aula pratica falamos sobre movimento harmônicosimples. Cujo objetivo foi dedução de fórmulas matemáticas que determinam a posição, a velocidade linear e angular, a aceleração, o período e a energia potencial e cinética.
Na parte práticadesenvolvemos formulas matemáticas e comprovamos que período, aceleração, energia potencial e cinética foram os mesmos resultados que o programa CUPS-CM nos gerou confirmando toda teoria através da pratica.Houve apenas diferença desprezível do período pratico em relação período teórico.














2-Desenvolvimento Teórico:




No desenvolvimento teórico simulamos:
Supomos que atrásda parede foi colocado um motor e feito um furo na parede colocamos um eixo ligado a este motor e no eixo um fio com bola na ponta, ao ligar este motor vendo de frente para ele o giro do fio com bolana ponta vai fazer um MCU (movimento circular uniforme) como nosso tema desta aula e MHS (movimento harmônico simples) para descobrirmos como é o MHS supomos colocar uma LUZ na parte superiorapontando para motor e também na parte inferior apontando para o motor. A projeção da luz vai nos gerar uma visualização do MHS dentro do MCU veja desenho anexo 1. Na medida em que gira a bola presa na pontado fio a sombra feita pelas luzes vai movendo em uma reta horizontal entre A e - A este movimento da sombra feito pelo reflexo da luz da-se o nome MHS. Para descobrirmos qual o deslocamento X montamosa equação X=A cos (Wt+Ø0) para achar a V integramos o X que gerou a segunda equação V=-(AW) sen (wt+Ø0) a equação da aceleração veio da integral de V que ficou a=-AW² cos (Wt +Ø0) a próxima equaçãoencontrada foi igualando cos (Wt+Ø0)=X/A=-a/AW² chegamos em a=-XW² a próxima equação foi da igualdade (-V/AW)=(sem(Wt +Ø0)) ² então V=(A² - X²)W² ... V=W√a²-x² na sexta equação W=√k/m tivemos uma...
tracking img