Movimento harmônico simples

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Título da Experiência

Movimento Harmônico Simples demonstrado por um pêndulo simples.

2. Objetivo da Experiência

Esta experiência tem como objetivo demonstrar o movimentoharmônico simples, realizado por um pêndulo simples, que consiste de uma partícula de massa m suspensa por um fio de massa desprezível e inextensível de comprimento L.

3. Introdução Teórica

Umapartícula que se movimenta para a frente e para trás, ao redor de um ponto dado, está em um movimento oscilatório e periódico, ou seja, que se repete em um determinado período de tempo. O movimento deum pêndulo simples é periódico oscilatório. O Movimento Harmônico Simples é um tipo particular de movimento periódico oscilatório, onde podemos analisar, observando-o conforme a figura abaixo, omovimento do corpo sobre uma reta de modo que a intensidade da força que tende a levá-la ao ponto fixo cresce na mesma proporção em que aumenta o seu afastamento deste mesmo ponto fixo. É importantesalientar, nos casos de pêndulos simples, que o ângulo entre corpo C e o ponto O, da figura abaixo, não pode ser maior que 10°.

O período de um corpo em MHS para um pêndulo simples é dado por T = 2π (L / g )1/2.

.

[pic]

4. Material Utilizado

- Corpo esférico, com uma abertura central, para possibilitar a introdução de pequenos vergalhões de substâncias diferentes e, porconseqüência, a variação de sua massa. Este corpo esférico fará o papel do corpo C.

- Balança eletrônica de precisão, para medição da massa do corpo esférico.

- Fio inextensível, para suspensão docorpo esférico.

- Suporte metálico para suspensão do corpo esférico, por meio do fio inextensível.

- Cronômetro para medição dos períodos.

5. Procedimento Experimental

1. Mediçãoda massa do corpo esférico, com sua abertura central vazia e com introdução de vergalhões de alumínio, bronze e aço, anotando os valores na tabela 2.

2. Realizamos o movimento periódico...
tracking img