Movimento do salto para a piscina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária de Alexandre Herculano

Relatório para a disciplína de Física e Química

Movimento do salto para a piscina

Realizado por:

Porto, 10 de dezembro de 2011

Objectivo
Oobjectivo desta experiencia foi de determinar a relação que existe entre a altura de lançamento, a velocidade incial do corpo e o alcance que corpo adquire.
Introdução
Figura 1- salto para a piscinaQuando saltamos para a piscina, descrevemos uma trajectoria no referencial Oxy e que é representado pelo ramo de uma parábola(fig1). Antes de se saltar para a água, existe uma fase em que nós corremosna prancha de modo que na saida da prancha (posiçao inicial) , a velocidade seja diferente a zero(Vo≠0).Apos a saída a pessoa descreve uma parábola atingindo um determinado alcance na piscina. Ouseja, atinge-se a abcissa máxima(x) que se relaciona com a posição e velocidade inicais.
O movimento associado ao salto de uma pessoa para a piscina pode ser composto por dois tipos de movimento:
*Um segundo o eixo x - movimento rectilíneo e uniforme
* Outro segundo o eixo y - movimento rectilíneo uniformemente acelerado.
No movimento segundo o eixo x, a velocidade é constante ao longotoda trajectória, mantendo sempre a mesma direção (horizontal), sentido e intesidade, de modo que V=Vo, deste modo a=0 m/s.
Quanto ao movimento segundo o eixo y, o vector velocidade tem direçãovertical, sentido de cima para baixo e a aceleração é diferente de zero, a=g, g=10m/s2. Deste modo a velocidade aumenta em módulo segundo o eixo y.
Figura 2-lançamento horizontal de um projéctil
O queacontece com o salto para a piscina tambem ocorre no movimento de qualquer objecto projéctil, quando é lançado horizontalmente nas proximidades da superfície da Terra.
As leis do movimento doprojéctil permitem relacionar o valor da velocidade de lançamento horizontal(Vo) com o alcance(X).

h=12gt2(1)
x=Vot 2
Sendo t o tempo de voo do projéctil.

Procedimento Experimental
1º Parte
Para...
tracking img