Movimento de queda livre mql

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual de Ensino Médio 9 de Maio

Queda dos Corpos (Movimento de Queda Livre – MQL)

Componentes: Luã Zobaran e Vitória Medeiros
Turma 11.

Imbé
Agosto de 2012
Introdução
Através deste trabalho, da disciplina de física, procuraremos aprofundar nossos conhecimentos sobre “A queda dos Corpos – Movimento de Queda Livre MQL” conhecendo teorias e conceitos da mesma,com o objetivo de esclarecer qual a teoria correta, e com o intuito de aprofundar nosso conhecimento com base em suas causas, conceitos, teorias e justificativas.

O conceito do Movimento de Queda Livre (MQL)
A queda de um corpo próximo a superfície da Terra, é um movimento uniformemente acelerado, contanto que se despreze a resistência do ar. Denomina-se Queda Livre de um corpo, quando omesmo é abandonado no vácuo ou se é desprezível a resistência do ar. Próximos a surperfície da Terra, os corpos estão sujeitos à aceleração, devido à atração da Terra, que denominamos aceleração da gravidade.

Galileu afirmou que um corpo deveria cair com aceleração constante independentemente de seu peso. Então, desde aquela época, a Queda Livre de corpos tem sido estudada com grandeprecisão. Quando os efeitos do ar podem ser "desprezíveis", Galileu está correto. Quando a distância da Queda Livre é pequena em comparação com o raio da Terra, então a aceleração se torna constante.

No movimento uniformemente variado (MUV), a velocidade do corpo não é mais fixa, podendo variar de maneira uniforme, sendo assim, a aceleração também torna-se constante nesse movimento. Porém, umcaso particular de MUV é o Movimento de Queda Livre (MQL). Na Queda Livre, a aceleração a que ficam sujeitos os corpos é constante, e denominada aceleração da gravidade g, denominada (g=9,82 m/s²). A aceleração g que é imposta pela gravidade da Terra não é constante, porque independentemente da distribuição de massa do planeta, que não é uniforme e da distância entre o objeto em queda livre, e essadistribuição de massa. No entanto, é possivel considerar g constante para quedas próximas a superfície da terra, porém, com acuidade dos resultados.

As equações utilizadas para o tratamento do Movimento de Queda Livre e sua condição de aceleração constante podem ser expressas matematicamente por:
° g= 9,82 m/s²
° v(t)= Vo ± g.t
°y (t) = Yo + Vo.t ± (1/2).g.t² Esta é a equação horária doMQL

O sinal (±) é devido a liberdade que existe na escolha do sistema de referência, como g é uma aceleração que aumenta a velocidade do corpo em direção ao centro da terra, então g aponta para baixo. Podemos escolher um sistema de referência em que o Eixo Y aponta positivamente para cima, então usamos o sinal (-) das equações que deve ser utilizado nos cálculos.
No caso da escolhamenos frequente como o sistema do Eixo Y apontando positivamente para o centro da terra o sinal (+) deverá ser utilizado nas equações, porque o crescimento de g terá a mesma direção do crescimento positivo do Eixo Y.

Aristóteles: um dos maiores filósofos de todos os tempos [1.0]
O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Seuspensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.
Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou o ano de 343 a.C. como preceptor doimperador Alexandre, o Grande, da Macedônia. Fundou em Atenas, no ano de 335 a.C, a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza.
O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos....
tracking img