Movimento aparente do sol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Há um longo tempo, a maioria das pessoas pensavam que a Terra era o centro do Sistema Solar, ou seja, que todos os planetas e astros, inclusive o Sol, giravam em torno da Terra. Somente de um tempopara cá que os astrônomos descobriram que na verdade o Sol que o centro do Sistema Solar.

Esta afirmação mais antiga de que a Terra ficava no centro, não é tão absurda, pois na época não haviam osinstrumentos adequados para se estudar o espaço com precisão. Observando da Terra, podemos notar que realmente parece que o Sol é que gira ao redor de nosso planeta, para comprovar isto, realizamoseste trabalho sobre Movimento Aparente do Sol, ou seja, o movimento que o Sol aparenta dar ao redor da Terra, visto daqui.

A partir deste trabalho, pode-se obter outras informações, como por exemplo oNorte geográfico, diferente do magnético, como pode ser constatado há uma diferença de 10° a 15°. Iremos também observar quando a sombra do Sol ficará mais e menos intensa, e ao mesmo tempo, medircom um LDR a resistencia alcançada a cada hora do dia.

O Sol é a nossa fonte de luz e de vida, é a estrela mais próxima de nós e a que melhor conhecemos até agora. Resumindo, o sol é uma enormeesfera de gás incandescente, cujo no núcleo acontece à geração de energia através de várias reações termo-nucleares. O estudo do Sol serve também como base para o conhecimento de outras estrelas, que detão distantes aparecem para nós como apenas meros pontos de luz. O Sol além de ser tão grande é muito brilhante, pois comparado com a estrela Sírius (que é a estrela mais brilhante noturna) ele é 200bilhões de vezes mais brilhante.

As principais regiões do Sol são: a fotosfera, a cromosfera, a zona convectiva, a coroa e o seu núcleo.

A fotosfera do Sol tem a aparência da superfície de umlíquido em ebulição, cheia de bolhas. Este fenômeno é chamado de granulação fotosférica. Os grânulos têm em torno de 5000 km de diâmetro e duram cerca de 10 minutos cada. Eles marcam os topos das...
tracking img