Movimento abolicionista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO
Queremos mostrar através deste trabalho que a abolição da escravatura não ocorreu de uma hora para outra e sim foi um processo a qual as providências de libertação dos escravos deveriamser tomadas lentamente, pois a economia do Brasil contava somente com o trabalho escravo. E, que a abolição não foi obra exclusiva da princesa Isabel, mas também de um movimento abolicionistarevolucionário e muito forte.
METODOLOGIA
Assuntos que serão abordados no trabalho: Breve

DESENVOLVIMENTO

O PROCESSO ABOLICIONISTA
Á partir do momento em que o Brasil começou a ser colonizado, osportugueses sentiram a necessidade de mão de obra para a realização dos trabalhos manuais. Logo, eles recorreram á utilização do trabalho dos índios, entretanto essa escravidão não pôde ser levada adiante,pois os religiosos defendiam os índios e condenavam sua escravidão. Desde então os portugueses foram em busca de negros na África para obrigá-los ao trabalho escravo. Quase 5 milhões de pessoas foramcapturadas por traficantes de escravos e tratadas como simples mercadoria. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil.
Os negros eram transportados por navios negreiros com péssimas condições,aonde muitos e principalmente as mulheres não resistiam e morriam durante o percurso. Mesmo assim os traficantes regozijavam, pois o lucro era grande. Após o desembarque os negros eram comprados porfazendeiros e senhores do engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.
A economia do Brasil dependia da mão de obra escrava. E apesar dessa prática ser considerada “normal” do ponto de vista damaioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso, os abolicionistas, que lutavam para o fim da escravidão. Contudo a escravidão não poderia acabar “de uma hora pra outra”, pois uma aboliçãoinstantânea seria boa para os escravos, mas terrível para os proprietários, que faziam de tudo para que a escravidão acabasse bem devagar, sem grandes abalos, com tempo suficiente para os donos de...
tracking img