Movimentação e uso do espaço por acanthochelys spixii (testudines, chelidae) no parque nacional de brasília, distrito federal

13065 palavras 53 páginas
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ANIMAL

Movimentação e uso do espaço por Acanthochelys spixii (Testudines, Chelidae) no Parque Nacional de Brasília, Distrito Federal.

Gabriel de Freitas Horta

Orientador: Dr. Guarino Rinaldi Colli

Brasília –DF, 2008

ii Movimentação e uso do espaço por Acanthochelys spixii (Testudines, Chelidae) no Parque Nacional de Brasília, Distrito Federal.

Orientador: Dr. Guarino Rinaldi Colli

Dissertação de mestrado apresentada à comissão como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Biologia Animal.

Brasília, 2008.

iii Trabalho realizado com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Biologia Animal pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade de Brasília.

BANCA EXAMINADORA:

__________________________ Prof. Dr. Guarino Rinaldi Colli (Presidente da banca/orientador – UnB)

__________________________ Prof. Dr. Augusto Shinya Abe (Membro titular externo – UNESP)

__________________________ Prof. Dr. Reuber Albuquerque Brandão (Membro titular interno – UnB)

__________________________ Profª Dra. Regina Helena Ferraz Macedo (Membro suplente interno – UnB)

iv AGRADECIMENTOS A minha família, aos meus pais, a todos os meus irmãos (de sangue ou não) e sobrinhos por todo o incentivo, compreensão e amor. Ao meu orientador, Guarino Rinaldi Colli por todas as oportunidades, incentivo e auxílio durante todo o desenvolvimento deste estudo, mesmo quando dava um “gela” na barriga ao ouvir um “Não enrola não, Gabriel!”, por todo o aconselhamento pessoal e profissional. A todos os meus amigos de todos os cantos (CEUB, EEB, UNB, CHUNB, de outros carnavais e galera Brasil afora) pela compreensão, paciência e apoio. Em especial: Daniel Mesquita, Gustavo Vieira, Osmindo Rodrigues, Leandro Ambrósio, Kátia Colli,

Relacionados