Movimentação e transporte de materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE MATERIAIS
Na maioria dos processos produtivos, o material é o elemento móvel. Porém, em casos especiais, como na construção pesada (aviões, navios, etc.), homem e máquina convergem ao material, movimentando-se.
Um dos objetivos do estudo dos sistemas de movimentação é proporcionar o melhor sistema com o menor custo. É necessário conhecer os equipamentos possíveisde serem utilizados, suas aplicações e limitações.
A movimentação e o transporte de material são classificados de acordo com a atividade funcional a que se destina:
▪ Cargas Unitárias: são cargas contidas em um recipiente único.
▪ Granel: os métodos e equipamentos de transporte usados desde a extração até a armazenagem de toda a espécie de material a granel, incluindo gases, líquidos esólidos.
▪ Armazenamento: Compreende o recebimento, empilhamento ou colocação em prateleiras ou em suportes especiais. Também a expedição de cargas em qualquer fase do processamento ou distribuição.
▪ Embalagem: técnicas usadas no projeto, seleção e utilização de recipientes para o transporte de produtos em processo e produtos acabados.
▪ Vias de Transporte: inclui o estudo do carregamento, fixaçãodo transporte, desembarque e transferência de qualquer tipo de materiais nos terminais das vias de transporte, ou seja, portos, ferrovias e rodovias.
▪ Análise de Dados: levantamento de mapas de transportes, disposição física do equipamento, organização, treinamento, segurança, manutenção, padronização, análise de custos entre outros.
O manuseio pode ser efetuado das seguintes formas:manualmente, por meio de carrinhos impulsionados manualmente, emplilhadeiras, paleteiras, pontes rolantes e guindastes.

Principais finalidades da movimentação de materiais :
1- Aumento da capacidade produtiva da empresa, que pode ser conseguido:
* através da redução do tempo de fabricação;
* através do incremento da produção, pela intensificação do abastecimento de materiais às seçõesprodutivas;
* utilização racional da capacidade de armazenagem, utilizando plenamente o espaço disponível e aumentando a área útil da fábrica.
2- Melhorar as condições de trabalho, proporcionando:
* maior segurança e redução de acidentes durante as operações com materiais;
* redução da fadiga nas operações com materiais e maior conforto para o pessoal;
* aumento daprodutividade da mão-de-obra.
3- Reduzir os custos de produção, através da:
* redução da mão-de-obra braçal pela utilização de equipamentos de manuseio e transporte;
* redução dos custos de materiais, através de acondicionamento e transporte adequados que permitam reduzir as perdas ou estragos de materiais;
* redução de custos em despesas gerais, através de menores despesas de transporte emenores níveis de estoques de materiais.
4- Melhorar a distribuição, que se inicia na preparação do produto e termina no usuário, é grandemente melhorada com a racionalização dos sistemas de manuseio, através da:
* melhoria na circulação, criando corredores bem definidos;
* endereçamento fácil;
* equipamentos eficientes;
* métodos eficientes de carga e descarga;
*localização estratégica de almoxarifados, criando pontos de armazenagem próximos aos consumidores, para distribuição aos pontos de venda, só é possível graças aos equipamentos de movimentação e armazenagem;
* melhoria dos serviços aos usuários: a proximidade das mercadorias dos centros consumidores implica em rapidez na entrega, menores riscos de deterioração ou quebra, menor custo; maiordisponibilidade do produto em cada região.

Para se manter eficiente um sistema de movimentação de materiais, existem certos fatores que devem, sempre que possível, ser observados:
▪ Obediência ao fluxo das operações: sempre que possível manter uma trajetória linear.
▪ Movimentação de mínima distância: reduzindo as distâncias e transporte eliminando os ziguezagues no fluxo de materiais, a...
tracking img