Movimentação e transporte de materiais e pessoas

MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS

Estudos apontam que um terço do tempo despendido em um canteiro de obras, corresponde ao transporte de pessoas e materiais. Então é importanteconsiderar que quanto mais contínuo for o sistema de transporte de materiais e pessoas em canteiros de obras, maior será a produtividade. Vocês concordam? No entanto vários aspectos precisam serconsiderados na escolha do sistema, entre eles os aspectos de segurança do trabalho, pois, infelizmente, o transporte de materiais e pessoas apresenta um triste histórico de acidentes no setor da construção,envolvendo a perda de vidas.

É importante verificar os riscos que podem estar relacionados ao sistema de transporte escolhido, como por exemplo: risco de queda de materiais e pessoas, risco decontato com partes móveis dos equipamentos, risco ergonômico decorrente da má postura do operador, risco de choque elétrico, risco de batidas de partes do equipamento nas pessoas, entre outros. E tendoconhecimento dos diversos riscos, fica mais fácil tomar as medidas necessárias de proteção e prevenção.

MOVIMENTAÇÃO E TRASNPORTE DE MATERIAIS E PESSOAS

• Os equipamentos de transportevertical de materiais e de pessoas devem ser dimensionados por profissional legalmente habilitado.

• A montagem e desmontagem devem ser realizadas por trabalhador qualificado.

• Mantertrabalhador qualificado na operação de movimentação e transporte, com função anotada em carteira de trabalho.

• Vistoriar, previamente à operação, os equipamentos de guindar e transportar quanto àcapacidade de carga, altura de elevação e estado geral.

• Isolar e sinalizar a área de movimento de carga e evitar a circulação ou permanência de pessoas.

Torres de Elevadores

•Instalar torres dimensionadas para as cargas previstas, afastadas de redes elétricas ou isoladas, conforme normas da concessionária local.

• Instalar torre e guincho em uma única base de concreto,...