Mountain bike

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

CAPÍTULO I – HISTÓRIA ---------------------------------------------------------------- 2
CAPÍTULO II – SURGIMENTO NO BRASIL -------------------------------------------2
CAPÍTULO III – EQUIPAMENTOS------------------------------------------------------3
CAPÍTULO IV – CAMPEONATOS------------------------------------------------------5
CAPÍTULO V – MOUNTAIN BIKE NO RIO DEJANEIRO--------------------------5
CAPÍTIULO VI – O PRODUTOR CULTURAL X MOUNTAIN BIKE----------------6
CAPÍTULO VII – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFCAS-----------------------------------7























CAPÍTULO I - HISTÓRIA
Mountain Bike é um esporte específico de montanha e trilhas, nos mais variados tipos de terrenos, subidas e descidas. Surgiu na década de 70, na Califórnia(Estados Unidos), a partir da atividade de um grupo de amigos: Joe Breese, Gary Fisher, Charlie Kelly, Eric Koshi e Charlie Cunninghan.
A diversão destes veteranos do ciclismo olímpico era subir o Monte Talmapais – em Marin Country, ao norte da Baía de San Francisco – , e despencar de lá em bicicletas que eles apelidavam de “Clunkers” ou “Transhmobiles” (tranqueira ou lixomóvel). Com o passar do tempo,eles notaram que estas bicicletas, que sofriam em suas mãos, precisavam de algumas mudanças e uma série de inovações técnicas. O objetivo era adequá-las às suas necessidades radicais. Em 1977, surgiram os quadros especialmente manufaturados, desenvolvidos por Breese.
Em 1980, Mark Sinyard fundou a Specialized e lançou o modelo Stumpjumper (pula toco), a primeira bicicleta Mountain Bike a serproduzida em série no mundo.

CAPÍTULO II – SURGIMENTO NO BRASIL
Em 1988 aconteceu o primeiro campeonato de Mountain Bike no Brasil. Foi o Iº Mountain Bike Cup Fazenda Hotel Jatahy, organizado por Marcos Ripper, em Paraíba do Sul – RJ. Tudo indicava que os cariocas iriam ditar os rumos; já haviam feito um campeonato, tinham conhecimento técnico avançado das bicicletas e, na época, eram os únicosfabricantes, artesanais, de quadros específicos para mountain bike (Pró Bike).
Em 1989 o ciclismo quase muda de nome, tal a força de entrada e recepção que tiveram essas bicicletas de pneus grossos e muitas marchas. O impacto foi tão forte que muitos dos principais ciclistas olímpicos participaram das provas de mountain bike. Quase toda a mídia, normalmente indiferente ao ciclismo, percebeu essasituação e deu um grande espaço para a nova modalidade. Nascia o mountain bike no Brasil.
O primeiro ano da modalidade no Brasil foi uma festa, quase uma brincadeira. Grande parte dos praticantes, para ser considerada amadora, tinha ainda que pedalar muito. Eram pessoas que se transformavam em ciclistas apenas nos fins de semana, a procura de contato mais próximo com a natureza.
A primeira provanacional também aconteceu em Petrópolis, no dia 4 de junho de 1989, com a presença de 93 competidores e vitória na categoria principal de Eduardo Ramires. Seria o primeiro confronto entre cariocas e paulistas e também a primeira oportunidade de um confronto com participantes de outros estados. De São Paulo, a loja da Trilha fretou um ônibus e levou 23 participantes onde venceram quase todas ascategorias. A prova foi dividida em três etapas: up Hill, down Hill e cross country.
A Caloi deu seu empurrão. Patrocinou eventos, provas e lançou rapidamente um produto para o novo mercado: a Caloi Mountain Bike, a primeira bicicleta do gênero fabricada no Brasil. Foi à única fábrica presente no mountain bike em 1989.
Em São Paulo tudo nasceu com JB e Renata Falzoni com sua genial criação: o IºCruiser das Montanhas de Campos do Jordão, patrocinado pela Caloi. Foi um mês – julho – com 50 bicicletas Cruiser Montana 5 marchas e um sucesso absurdo. Renata e J.B fariam a primeira prova ainda em 1988. Partiram para uma Copa (Halls-Lâminas Schick) que foi um dos pontos altos de todo o ano de 1989.
Renata Falzoni, jornalista conceituada, jogou todas as suas forças e seu profissionalismo na...
tracking img