Motricidade

Páginas: 11 (2697 palavras) Publicado: 9 de março de 2015



MOTRICIDADE


HUMANA

















Ronivaldo Alves – Educação Fisica 18:10 Modulo Verde







Crescimento – Tomando como base de estudo de GUEDES, D. P (1997), o crescimento refere-se ao:
Aumento no tamanho do corpo causado pela multiplicação ou pelo aumento dos números de células. Por definição, correspondem as alterações do corpo como um todo ou de partes especificas em relaçãoao fator tempo
Para TANI, G (1988), o crescimento é um aumento dos números e /ou do tamanho das células que compõem os diversos tecidos do organismo,
Para MALINA, R. M.; BOUCHARD (2002),o crescimento é resultado de um complexo mecânico celular que envolve basicamente três fenômenos diferentes a hiperplasia , que é o aumento do numero de células a partir da divisão celulares . Ahipertrofia que é o aumento do tamanho das células . Agregação aumento da capacidade das substancias intercelulares de agrupar as células.

Desenvolvimento - o desenvolvimento humano é um processo de crescimento e de mudança nos campos físicos, comportamentos cognitivo e emocional e ao longo da vida dos seres humanos.Assim cada fase do desenvolvimento apresenta características especificas.CONNOLY, K. J.(2000) afirma que o desenvolvimento motor acontece de forma natural na realização de tarefas cotidianas e fundamentais para a existência humana como andar , correr , dançar etc .

Maturação – A maturação , conforme MALINA, R. M.; BOUCHARD, (2002 ) , refere-se ao tempo e controle temporal do progresso pelo estado biológico maduro.
Diz respeito as mudanças qualitativas que capacitam oorganismo a progredir em direção a níveis mais altos de funcionamento. Dessa forma é um processo inato geneticamente determinado e resistente a influencia do meio ambiente, que se refere as transformações que ocorrem no corpo durante um determinado período .
Período de Tempo – A maturação diz respeito ao momento e a evolução para o desenvolvimento dos vários sistemas, em direção ao estado biológicomaduro as alterações qualitativas,que capacitam o individuo a progredir para níveis mais alto de atividades , com isso o processo de maturação tem foco no avanço ou nos indicativos para se alcançar esse estado bem como suas decorrências individuais.

Referencias Bibliograficas:
GUEDES, D. P. Crescimento, composição corporal e desempenho motor de crianças e
adolescentes. São Paulo: CLR Balieiro,1997.
TANI, G. et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem
desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.
MALINA, R. M.; BOUCHARD, C. Atividade física do atleta jovem: do crescimento à
maturação. São Paulo: Roca, 2002.
CONNOLY, K. J. Desenvolvimento motor: passado, presente e futuro. Rev. Paul. Educ. Fis.
São Paulo, supl. 3 , p. 6-15, 2000



HIPERTROFIA

Hipertrofia significa oaumento do tamanho de um órgão em consequência do aumento das funções celulares. A hipertrofia mais comum acontece na musculatura e pode ser provocada por fatores biológicos como o crescimento na fase de puberdade, a dilatação do útero durante a gravidez, etc., ou de forma forçada através da prática de musculação e do consumo de suplementos alimentares. Também acontece de forma patológica, como é ocaso de Hipertrofia Benigna da Próstata (HBP) ou de hipertrofia do miocárdio (músculo cardíaco).
A hipertrofia muscular é o aumento da massa muscular, que provoca o crescimento visível da musculatura. O processo de crescimento é consequência da exigência física à qual é submetido o corpo ou devido aos estímulos hormonais que atuam em determinados tecidos. A prática de musculação, juntamente com oajustado funcionamento do metabolismo do organismo, é o método mais eficaz para obter massa muscular. No entanto, os treinos devem ser acompanhados por profissional especializado, assim como a orientação no consumo equilibrado dos nutrientes necessários (carboidratos e proteínas) para a ocorrência de hipertrofia.
O consumo desequilibrado de substâncias (anabolizantes e esteróides) que proporcionam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motricidade
  • MOTRICIDADE
  • motricidade
  • Motricidade
  • Motricidade
  • Motricidade
  • Motricidade
  • Motricidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!