Motricidade global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DOM BOSCO











MOTRICIDADE GLOBAL
Comparação no desenvolvimento motor em crianças de 10 a 12 anos, em relação ao ambiente escolar.









CURITIBA
2012

MOTRICIDADE GLOBAL






Comparação do desenvolvimento motor em crianças de 10 a 12 anos, em relação ao ambiente escolar .

Trabalho de pesquisa apresentado como requisito parcial paraobtenção de conceito para a disciplina de Aprendizagem Motora para o Curso de Educação Física da Faculdade Dom Bosco.

Orientador: Prof. M. Sc. Guilherme Stival.







Curitiba
2012

ÍNDICE

Introdução________________________________________________04
Motricidade Global_________________________________________ 05
Compreendendo o corpo humano________________________ 07
Papel dosdocentes educadores físicos____________________08
Aplicando a Metodologia ____________________________________ 10
Resultados _______________________________________________12
Conclusão _______________________________________________ 14
Referências Bibliográficas___________________________________ 15
















INTRODUÇÃO

Atualmente, crianças passam a maior parte do dia naescola, e como consequência, além das atividades vivenciadas em sua moradia, é no ambiente escolar onde são colocadas, na maioria das vezes em prática, suas atividades físicas e mentais.
Através de seus movimentos, as crianças de 2 a 7 anos de idade, expressam de forma explícita suas vidas cotidianas. Imitar carros, animais, aviões, são exemplos destes comportamentos.
Essas brincadeiras sãodesenvolvidas por elas, na maioria das vezes, em pequenos parques que contenham balanços, escorregadores e gangorras, que além de favorecer e reforçar os fatores da ação (força muscular, resistência, coordenação motora, etc.), a motricidade fina e ampla, também auxiliam nos exercícios cognitivos, trabalhando a imaginação.
A motricidade global (ampla) terá ênfase neste trabalho, pois produz umimportante papel nestes movimentos, afinal tem como referência a natureza dos fenômenos fisiológicos que controlam a função motora esquelética e que os adaptam aos requerimentos funcionais do organismo, promovendo uma maturação nos comandos nervosos, no afinamento das sensações e das percepções. E por mais simples que seja a execução, resultará em um ato motor sinestésico, tátil, labiríntico, visual,espacial e temporal.
A partir dos 10 anos suas habilidades básicas já estão bem mais aprimoradas, como correr; saltar; andar; girar; lançar, dependendo é claro, das experiências motoras do dia a dia. Pensando nisso, há o questionamento deste trabalho, na qual, buscaremos comparar o desenvolvimento dos alunos frequentadores de escola pública e privada. Porém, será que as estruturas escolaresdiferentes alteram significativamente o desempenho motor global do indivíduo?





MOTRICIDADE GLOBAL

A motricidade global, nada mais é que, a capacidade de coordenar os movimentos amplos, envolvendo o todo corpo de maneira harmônica.
Vários aspectos integrados ao mecanismo são estimulados para que a eficiência motora ampla seja alcançada, como o equilíbrio, a tonicidade, o controlepostural, o esquema corporal e a estruturação espacial e temporal, (FIATES, 2001 apud MARINELLO, 2001).
E como citado na página anterior, é na escola, onde muitos movimentos são aprimorados, enquanto outros estão se concretizando, por volta dos sete anos de idade.
Dependendo de seus padrões de vida, as crianças podem ter tido ou não, os aspectos mecânicos desenvolvidos. Afinal de contas, dependeria daestrutura ambiental, para se manifestar adequadamente suas capacidades motrizes.
Aos dez anos, quase no Ensino Fundamental, teoricamente, todas as suas habilidades motoras estão concluídas. Agora, só nos resta analisar se estruturas escolares com recursos diferenciados, como escola pública e privada, iria comprometer o desempenho motor do indivíduo, contribuindo positivamente ou não....
tracking img