Motoristas de onibus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Considerando que a atividade laboral dos motoristas de ônibus tem grande importância socialmente, não somente pelas condições de trabalho e riscos a que são expostos, mas também pela grande responsabilidade de sua atividade durante o transporte cotidiano de passageiros, surge o seguinte questionamento: como estão as condições de trabalho e saúde dos motoristas de ônibus?
São poucasas intervenções e interesse quanto as várias cargas e riscos
ocupacionais a que os motoristas de ônibus estão cada vez mais expostos em seu trabalho que podem comprometer a saúde, gerando índices de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, colocando em risco sua própria vida e também a da população que utiliza o ônibus como meio de transporte.
O presente estudo teve por objetivoinvestigar as condições de trabalho e saúde dos motoristas de transporte coletivo, a fim de compreender melhor sobre a saúde do trabalhador, verificar as condições de trabalho de motoristas de ônibus e apresentar os reflexos das condições de trabalho na saúde dos motoristas.

1-CONDIÇÕES DE TRABALHO DE MOTORISTAS DE TRANSPORTE COLETIVO
Quem anda de ônibus sabe bem. Reclama-se muito do humor — oumelhor, do mau-humor — dos motoristas do transporte coletivo. No dia-a-dia, no vaivém das grandes cidades, são comuns os comentários sobre uma suposta má vontade, que seria típica desses profissionais. Poucos quesionam as razões desta situação.
No Brasil percebe-se que o trabalho dos motoristas profissionais são rotineiros e infelizmente apresentam condições de trabalho bastante inadequadas, comjornadas excessivas de trabalho, ocasionando em muitas noites mal-dormidas e consequentemente desencadeando distúrbios de sono.
Apresentam também hábitos alimentares inadequados, e estão expostos a violência urbana.
Dos profissionais que trabalham no trânsito, os motoristas de transporte coletivos são um dos que mais sofrem pressões.
Estas pressões têm origens externas e internas. Por pressõesexternas destacam-se as exigências do trânsito, sendo este o ambiente de trabalho, bem como o respeito ao sistema convencional de normas, o código e os limites de seu trabalho como, por exemplo, nível do tráfego, semáforos, congestionamentos, acidentes, além de condições adversas como o clima e o estado de conservação da pista. Por pressões internas destacam-se as condições ergonômicas do veículo:posição do motor, precariedade mecânica, além do ruído e das vibrações.
Além do estresse diário compartilhado por todos — motoristas, cobradores e passageiros — os profissionais do volante são submetidos a condições e rotinas de trabalho que, num grau tão elevado como em determinadas profissões urbanas, causam doenças graves e até a morte.
As principais queixas em relação às condições detrabalho são: manutenção dos veículos, inexistência de condições sanitárias, pausas de descanso inadequadas e trânsito.
O exercício da profissão, nas atuais condições de trabalho desses motoristas de ônibus, é altamente prejudicial à saúde, causando inúmeras formas de sofrimento físico e mental, adoecimentos frequentes e morte prematura.
As péssimas condições de assistência médica, o estresseconstante, o estado precário de conservação dos ônibus, a longa jornada de trabalho, os altos níveis de ruído e calor e a exposição prolongada a poluentes químicos. Esses são alguns dos fatores que ameaçam diretamente a saúde desses trabalhadores.
A triste constatação é também um agravante que torna ainda mais indecente a atitude difamatória dos governos e do patronato, inclusive do seu monopólio nosmeios de comunicação. De braços dados, tentam jogar a população contra os motoristas urbanos e rodoviários, desqualificando a categoria frente ao povo sempre que ela se organiza e entra em greve evidenciando algumas de suas justas e incontornáveis reivindicações.
Alguns pesquisadores a consideram "uma das mais insalubres e estressantes profissões". Os motoristas sofrem um nível de estresse no...
tracking img