Motores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conhecimentos Técnicos











MOTORES

















SUMÁRIO



Histórico
Motores a combustão interna 4 tempos e 2 tempos
Motores a combustão interna diesel
Turbinas
Rotativo Wankel
Reação a jato

1-Classificação ao funcionamento

2- Classificação quanto a Ignição

3- Classificação quanto ao numero de ciclos de operação

4- Indicação

5-Aplicação

6- Motores a Combustão interna 4 tempos e 2 tempos

7- Sistema de Ignição

8- Sistema de Lubrificação

9- Sistema de Alimentação

10- Sistema de Comando de Valvula

11- Ciclo Padrão Ar

12- Motor Wankel

13- Turbina a Gás
Funcionamento
Turbofan
Turbo Hélice

14- Emissões

15- Referencias
Histórico

Motores a Combustão Interna 4 Tempos e 2 Tempos


O físicofrancês Alphonse Beau de Rochas concebeu de forma teórica o ciclo de quatro tempos que incluía compressão e patenteou sua idéia em 1862. Não chegou a construir nenhum motor, mas, seu trabalho desencadeou um dos maiores saltos no desenvolvimento tecnológico do motor a combustão interna.
Quatro anos depois Nikolaus August Otto e Eugen Langen, da Alemanha, construíram um bem - sucedido motorà gás de quatro tempos. Em 1876, Otto e Langen obtiveram patentes nos EUA dos motores de dois tempos e de quatro tempos.
O primeiro motor de quatro tempos a queimar gasolina e realmente utilizável foi concebido e projetado em 1885 por Gottlieb Daimler, sócio de Otto e Langen. No mesmo ano, Karl Benz, alemão, também desenvolveu um bem- sucedido à explosão. Os atuais motores conservam-sebasicamente semelhantes a esses.


Motores a Combustão Interna Diesel


Rudolf Diesel buscou bases científicas para desenvolver um motor de combustão interna que tivesse o maior rendimento possível. Diesel utilizou uma configuração mecânica semelhante a utilizada por Otto: ciclo a quatro tempos e mecanismos de válvulas de admissão e escape similares. Mas, neste, a combustão era provocadapela injeção de combustível na câmara de combustão, no final da fase de compressão.  A temperatura elevada do ar no cilindro, devido a alta compressão a que era submetido, provocava a autocombustão do combustível injetado. A idéia não era original, Usher afirma que Herbert Ackroyd-Stuart já havia trabalhado num motor que usava princípio semelhante e que foram obtidas muitas patentes antes da deDiesel. Mas, Diesel foi o primeiro a conceber um motor prático e de alto rendimento utilizando a inflamação de combustível por injeção na câmara com ar superaquecido por compressão, que foi patenteado em 1892. O rendimento térmico alcançado por esse motor atingia os 34%, praticamente o triplo da máquina a vapor e mais de uma vez e meia a dos motores a gasolina da época.


Turbinas


Ociclo termodinâmico que descreve o funcionamento das turbinas a gás denomina-se ciclo de Brayton e foi idealizado por George Brayton em 1870, recebendo seu nome em homenagem.


Rotativo - Wankel


Em 1951, Felix Wankel, encarregado do Departamento de Pesquisas Técnicas em Lindau, fez os primeiros contatos com os engenheiros da NSU para estudar os problemas da vedação de espaçosirregulares. Esses estudos resultaram na descoberta de que um motor mais ou menos triangular com lados convexos – hepitrocóide –, girando em uma câmara que tivesse, aproximadamente, a forma de um oito (é claro que as descrições são matematicamente muito inexatas), poderia desenvolver um verdadeiro ciclo de quatro tempos.




Reação - Jato


Durante o fim da década de 1940, engenheiroscomeçaram a desenvolver as turbinas usadas nos caças a jato produzidos durante a Segunda Guerra Mundial. No começo, os Estados Unidos e a União Soviética queriam turbinas a jato de excelente desempenho para produzir bombardeiros e caças a jato cada vez melhores, e assim, melhorar ainda mais seu arsenal militar.
Em 1929, um estudante de aeronáutica (Aircraft apprentice), Frank Whittle,...
tracking img