Motores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3221 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIFICAÇÃO DOS SISTEMAS DE MOTORES







Relatório referente aos componentes de um bloco de um motor a combustão interna, realizado para a disciplina de Laboratório de Sistemas Térmicos do curso de Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.







Contagem
2010
Conteúdo
Introdução 3
Objetivo 4
Conceituação Teórica 5
Princípio defuncionamento do motor a combustão interna ciclo Otto 5
Componentes do Bloco do Motor 8
O bloco 8
Retentores e Juntas do Motor 8
Carter 10
Anéis de segmento do pistão 10
Volante do Motor 10
Virabrequim ou árvore de manivelas 11
Biela do motor 11
Pistão ou Êmbulo 12
Juntas 12
Mancais 12
Referências Bibliográficas 13


Introdução

Os motores de combustão podem ser classificados como do tipode COMBUSTÃO EXTERNA, no qual o fluido de trabalho está completamente separado da mistura ar/combustível, sendo o calor dos produtos da combustão transferido através das paredes de um reservatório ou caldeira, e do tipo de COMBUSTÃO INTERNA, no qual o fluido de trabalho consiste nos produtos da combustão da mistura de ar/combustível propriamente.

Uma vantagem fundamental do motor alternativo decombustão interna, sobre as instalações de potência de outros tipos, consiste na ausência de trocadores de calor no circuito do fluido de trabalho, tal como a caldeira e condensador de uma instalação a vapor. A ausência dessas peças não apenas conduz à simplificação mecânica mas, também, elimina a perda inerente ao processo de transmissão de calor através de um trocador de área finita.

O motoralternativo de combustão interna possui outra vantagem fundamental importante sobre a instalação a vapor ou turbina a gás, a saber: todas as peças podem trabalhar a temperaturas bem abaixo da máxima temperatura cíclica. Este detalhe possibilita o uso de temperaturas cíclicas bastante altas e torna possível alta eficiência.

O sistema moto propulsor de uma máquina é o responsável por produzirforça motriz suficiente para gerar movimento. No automóvel isto não é diferente, pois o conjunto de peças que dão forma ao motor são as responsáveis por gerar, através de um movimento retilíneo, uma resultante de movimento rotativo. Depois da sua criação o motor de combustão interna criado por Nikolaus August Otto atravessaria os séculos impulsionando as formas de tração mecânica.

Com as ciênciasda antiga geração, do século XVII, foi que o homem buscou construir um mecanismo para gerar força de uma maneira automática, diferente de uma tração humana ou animal, e que pudesse levá-lo a grandes distâncias e certas velocidades maiores que as de seus passos.


Objetivo

O objetivo é identificar os sistemas que integram o o Bloco de um motor de combustão interna bem como explicarresumidamente o funcionamento e relacionar seus componentes.

Conceituação Teórica

Princípio de funcionamento do motor a combustão interna ciclo Otto

O motor a combustão interna ciclo Otto é uma máquina que trabalha com os princípios da termodinâmica e com os conceitos de compressão e expansão de fluidos gasosos para gerar força e movimento rotativo. Criado e patenteado por Nikolaus August Otto,por volta do ano de 1866, este motor funciona com um ciclo de quatro tempos e os mesmos princípios até os dias atuais.
Esta máquina geradora de força motriz vem evoluindo gradativamente com o avanço da tecnologia e novos estudos aplicados a materiais e combustíveis com o objetivo de deixá-lo com uma eficiência energética maior. Em outras matérias vimos que o motor é composto de vários componentese estudamos sua função e aplicação no motor, agora é o momento de juntarmos todas as peças e fazer o motor funcionar entendendo o princípio de funcionamento.
O motor de combustão interna é uma máquina que absorve ou admite o ar da atmosfera, o combustível do tanque, une estes dois elementos formando a mistura proporcional de ar mais combustível o mais ideal possível e comprime a mesma em um...
tracking img