Motores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTORES ELÉTRICOS

Os motores elétricos convertem energia elétrica em mecânica ou mais especificamente em torque ou conjugado.
Os motores funcionam pela atração ou repulsão dos pólos magnéticos produzidos pelos eletroímãs dos quais são formados.
Podem ser classificados, conforme sua alimentação, em motores de corrente contínua, motores de corrente alternada e motores universais.

1. Motoresde corrente contínua
São fabricados em modelos com e sem escovas.

1. Os motores de corrente contínua sem escovas podem ser simples, de dois terminais, ou mais complexos de vários terminais, denominados “motores de passos”.
1. Os motores CC sem escovas simples são muito utilizados, por exemplo em
ventiladores de computadores, por serem extremamente silenciosos e duráveis.2. Os motores de passos podem ter seu eixo posicionado em passos ou frações da volta, de acordo com sua alimentação, que aliás é especial e proveniente de circuitos eletrônicos que possibilitam não só o posicionamento do eixo como também o controle do sentido e da velocidade de giro. Nos tipos usados nos ventiladores dos computadores a alimentação externa é por dois terminais mas internamente estaalimentação é distribuída a vários terminais.

2. Os motores elétricos de corrente contínua com escovas, apresentam tipos de grandes potências e grande facilidade de mudança em sua velocidade de giro, além de poderem girar nos dois sentidos bastando para isso que se inverta a polaridade de sua alimentação. Durante muito tempo os motores CC com escovas eram a única opção nas aplicações ondegrande torque e controle de velocidade fossem necessários.

[pic] [pic]

Figura 1 – Motor Corrente Contínua

Fonte: http://www.scienceshareware.com/articles/byo-stand/images/leeson-M1120046-dc-pm-motor-generator.jpg

1. Motores de corrente alternada

[pic]

Figura 2 – Motor Corrente Alternada

Fonte:http://3.bp.blogspot.com/_jAaBK9ArWds/SfIeD2df_0I/AAAAAAAABH4/PI4Zx6239o0/s400/Induction.Motor

.cutaway.jpg

1. Os motores de corrente alternada se classificam de acordo com o sincronismo do rotor em relação ao campo do estator e de acordo com o número de fases que os alimentam.

2. Quanto ao sincronismo podem ser síncronos e assíncronos

1. Os motores síncronos têm essa denominação por que seu rotor gira em velocidade igual à do campo girante eapresentam as seguintes características:

• A velocidade de seu eixo é constante e determinada pela freqüência da rede de alimentação e pela sua constituição, independendo da carga.

• Podem ser usados como geradores de energia elétrica desde que um outro motor lhe gire o eixo.

• Podem ser usados para correção de fator de potência, pois podem se comportar como capacitores oucomo indutores de acordo com ajuste.

2.2.2. Os motores assíncronos têm essa denominação por que seu rotor, também denominado induzido, não acompanha a rotação do campo girante do estator, ficando o rotor com velocidade menor que o campo (por volta de 5% abaixo), sendo essa diferença de velocidade chamada de escorregamento. Apresentam baixo torque de partida.

• A velocidade derotação dos motores assíncronos é determinada pela freqüência (aumentando a freqüência, aumenta a velocidade), pela sua constituição e pela carga (por causa do escorregamento, aumentando a carga a rotação diminui).

• A velocidade de rotação do campo é dada pela seguinte equação:

• São classificados em motores de rotor bobinado e rotor em curto ou de gaiola. Apresentam avantagem de ser de construção bem mais simples que os síncronos e por isso mais baratos que aqueles.

• Os motores com rotor bobinado apresentam anéis coletores nos quais se faz, com escovas, a conexão do rotor com um reostato com o qual se controla o torque do motor, coisa útil para diminuir sua corrente de partida. Este motor exige manutenção para a limpeza e eventualmente troca das escovas...
tracking img