Motores eletricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

TRABALHO DE ELETRICIDADE – 3° BIMESTRE

MOTORES ELÉTRICOS

DATA: 21/09/2011

MARÍLIA – 2011
Resumo

Um motor elétrico é uma máquina capaz de transformar energia elétrica em energia mecânica, utilizando normalmente o princípio da reação entre dois campos magnéticos. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica- baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.
Os motores por suas características de construção e funcionais, podem ser classificados de acordo com o tipo de fonte de alimentação: motores de corrente contínua e motores decorrente alternada.
Os motores de corrente alternada do tipo de indução são classificados em:
• SÍNCRONO: Funciona com velocidade fixa; utilizado somente para grandes potências (devido ao seu alto custo em tamanhos menores). A velocidade do rotor é igual a do campo girante do estator.
• ASSÍNCRONO: Funciona normalmente com uma velocidade constante, que varia ligeiramente com a carga mecânicaaplicada ao eixo. A velocidade do rotor é diferente do campo girante do estator.

Sumário

Sumário 3
Introdução 3
1. Motores elétricos 4
1.1. Funcionamento dos Motores Elétricos 5
1.2. Fatores de Seleção 7
2. O que faz girar o rotor do motor elétrico? 7
3. Tipos de motores 10
3.1. Motores de Corrente Contínua 11
3.2. Motores de Corrente Alternada 14
3.2.1. Motores Síncronos 15
3.2.2Motores de Indução 16
Conclusão 18
Bibliografia 18

Introdução

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de esclarecer o conceito e utilização dos motores elétricos. Para tal, foi realizada uma pesquisa para o desenvolvimento do assunto.
O modelo estrutural aqui defendido possibilita uma melhor visão do fluxo de informações.
Atualmente, os motoreselétricos estão por toda a parte. Em casa, praticamente tudo que se move devido à eletricidade usa um motor elétrico CA (corrente alternada) ou CC (corrente contínua).
Quando as lâminas de um liquidificador giram para triturar uma fruta, ou quando um robô ergue uma peça, podemos dizer que estas máquinas estão desenvolvendo sua capacidade de trabalho mecânico, isto é, sua energia mecânica. Masenergia é alguma coisa muito séria para ser produzida por uma máquina. Em geral, as máquinas não produzem energia. Elas apenas convertem a energia que recebem em outra forma de energia. As máquinas elétricas convertem energia elétrica em energia mecânica para poderem trabalhar.
O principio de funcionamento dos motores elétricos, é tão importante para a automação de equipamentos e processosde fabricação quanto os motores a combustão para os automóveis. Sem eles, simplesmente não haveria automação.
Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo desta pesquisa, enfatizando os mais variados assuntos que se relacionam com o tema principal do trabalho para um melhor entendimento e absorção de conhecimento.

1. Motores elétricos

Motor elétrico é amáquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica (em geral, energia cinética).
No campo de acionamentos industriais, avalia-se que de 70 a 80% da energia elétrica consumida seja transformada em energia mecânica por motores elétricos. Considerando-se um rendimento médio de 80%, cerca de 15% da energia elétrica industrial transforma-se em perdas nos motores.

[pic]Figura 1 – Motor elétrico

1.1. Funcionamento dos Motores Elétricos

O funcionamento dos motores elétricos está baseado nos princípios do eletromagnetismo, mediante os quais, condutores situados num campo magnético e atravessados por corrente elétrica, sofrem a ação de uma força mecânica, força essa chamada de torque.
Existem vários tipos de motores elétricos,...
tracking img