Motores eletricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como funcionam os motores elétricos
por Marshall Brain - traduzido por HowStuffWorks Brasil










________



Dois princípios físicos relacionados são a base do funcionamento dos motores. O primeiro é o princípio da indução eletromagnética, que estabelece o seguinte: se um condutor se move por meio de um campo magnético ou se a intensidade de um campo magnético que passaatravés de um arco condutor estacionário é variada, uma corrente é criada ou "induzida" no condutor.
O segundo princípio é o inverso do primeiro e se refere à reação eletromagnética:Quando uma corrente elétrica é estabelecida por meio de um condutor, como um fio de cobre colocado em um campo magnético, uma força é aplicada ao fio. Quando o condutor é enrolado com muitas voltas em posições precisas, econexões elétricas são instaladas, a força criada faz com que a bobina gire.

O motor elétrico é formado por rotor e estator. O estator é toda a parte do motor que não realiza rotação. Internamente, preso à carcaça do motor, estão ímãs naturais intensos.
O rotor é tudo o que descreve rotação (eixo). No rotor estão presas bobinas (enrolamentos de fios) que giram junto com o eixo. Uma bobinacomplementa a outra, e uma é oposta a outra, de forma que é necessário no mínimo duas bobinas para que o eixo gire por completo (360°). Estas bobinas estão imersas no campo magnético dos ímãs naturais do estator.

Quando corrente elétrica atravessa as bobinas do eixo, estas tornam-se ímãs, e seus pólos procuram se alinhar com o campo magnético em que estão imersos, fazendo com que o eixo descrevauma rotação (180° no máximo). Quando estão a ponto de se alinhar, o chaveamento (escovas) do motor inverte o sentido da corrente nas bobinas do eixo, o que faz a rotação prosseguir (180° restantes). O processo se repete de maneira que a corrente elétrica que passa pelas bobinas está sempre mudando de sentido, e por tal razão o eixo do motor continua girando.

Mais bobinas podem seracrescentadas, melhorando o rendimento do motor, mas o princípio é sempre o mesmo.
...yahoo






Como funcionam os eletroímãs
Introdução
A idéia básica por trás de um eletroímã é extremamente simples: ao passar uma corrente elétrica por um fio, é possível criar um campo magnético.
Usando este princípio simples, é possível criar todos os tipos de coisas, incluindo motores, solenóides, cabeçotes deleitura/gravação para discos rígidos e toca-fitas, alto-falantes e outras coisas mais. Neste artigo, você vai aprender como os eletroímãs funcionam e também vai ter a chance de testar vários experimentos com um eletroimã que você pode criar sozinho.

Um ímã comum

Antes de falar sobre os eletroímãs, vamos falar sobre os ímãs normais e "permanentes" como os que colocamos na geladeira e com osquais você provavelmente brincava quando criança.
Os ímãs têm 2 lados, normalmente marcados com "norte" e "sul", e eles atraem coisas feitas de ferro ou aço. Provavelmente você sabe a lei fundamental de todos os ímãs: os lados opostos se atraem e os iguais se repelem. Por isso, se tiver 2 barras de ímã com extremidades marcadas "norte" e "sul", a extremidade norte de um ímã irá atrair aextremidade sul do outro. Por outro lado, a extremidade norte de um ímã irá repelir a extremidade norte do outro (e de maneira semelhante, a sul de um irá repelir a sul do outro).
Um eletroimã é muito semelhante, exceto pelo fato de que é "temporário", ou seja, o campo magnético só existe quando a corrente elétrica está passando.
Um eletroímã
Um eletroímã começa com uma pilha ou bateria (ou algumaoutra fonte de energia) e um fio. O que a pilha produz são os elétrons.
Se você olhar qualquer pilha D (uma pilha de lanterna, por exemplo), dá para ver que há duas extremidades, uma marcada com um sinal de mais (+) e outra marcada com o sinal de menos (-). Os elétrons estão agrupados na extremidade negativa da pilha e, podem fluir para a extremidade positiva, com o auxílio de um fio. Se você...
tracking img