Motores assincronos e fechamentos estrele triangulo

Páginas: 4 (946 palavras) Publicado: 3 de abril de 2013
Uni ABC \ Anhanguera
Instalações Elétricas Industriais






Higor dos Santos 4200061656 TTM3NA
Professor : Moraes





Motores Assincronos\ Fechamento Estrela TrianguloSanto André
1º semestre 2013
Motor assíncrono



Esquema de um motor assíncrono com rotor em forma de gaiola de esquilo.
Motor assíncrono é um motor elétrico de corrente trifásica, cujo rotornão está excitado pelo estator e a velocidade de rotação não é proporcional à frequência da sua alimentação ( a velocidade do rotor é menor que a do campo girante, devido ao escorregamento). O rotorassíncrono pode ser de dois tipos: -Gaiola de esquilo; -E Bobinado.
Princípio de Funcionamento
Quando os enrolamentos localizados nas cavas do estator são sujeitos a uma corrente alternada, gera-seum campo magnético no estator. Por consequência no rotor surge uma força eletromotriz induzida devido ao fluxo magnético variável que atravessa o rotor. Esta f.e.m. induzida dá origem a uma correnteinduzida no rotor que tende a opor-se à causa que lhe deu origem, criando assim um movimento giratório no rotor.Motor Síncrono é um equipamento que trabalha com frequência e rotaçãoPartida estrela triângulo de motor elétrico trifásico
Como o próprio nome ja diz, este sistema realizará uma partida do motor trifásico em um fechamento estrela e após alguns segundos conduz omotor ao fechamento triângulo. Neste caso o motor a ser utilizado necessitará de possuir em sua caixa de ligação, no mínimo, seis terminais de conexão.

Vale lembrar que todo esforço em reduzir acorrente de partida produz um “sintoma” de diminuição do torque no motor, logo, por mais que aparente ser simples, a partida estrela triângulo deve ser aplicada corretamente em casos já previamenteestudado para que não ocorra problemas no start up do projeto.
Características

Como toda e qualquer partida indireta, a Partida Estrela Triângulo proporciona a redução da corrente elétrica do motor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • motores assincronos
  • MOTOR ASSINCRONO
  • Motor assincrono
  • Motores assincronos
  • Motor Assincrono
  • Motor assincrono
  • motor sincrono e assincrono
  • motor síncrono e assíncrono

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!