Motores 4 tempos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2095 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GENERALIDADES

PARTES DO MOTOR
Hoje vamos começar a conhecer o motor, apresentando cada uma de suas partes. Ele é constituído basicamente por duas grandes partes interligadas por meio de parafusos: a inferior, que contém o conjunto da árvore de manivelas, pistões, bielas e carter, é conhecida como bloco. A parte superior é o cabeçote do motor, ou cabeçote de cilindros, onde normalmenteencontramos as válvulas, comando de válvulas (existem motores nos quais o comando de válvulas fica localizado no bloco).

O BLOCO
O bloco de cilindros é uma peça única de ferro fundido ou alumínio. Normalmente, ele é a maior e mais intrincada peça de todo o automóvel. Sua função principal é a estrutura do motor. Quase todos os componentes do motor estão fixados a ele, direta e indiretamente. Nele,encontramos os alojamentos tubulares (cilindros) para o funcionamento dos pistões, condutos para circulação e resfriamento da água e os condutos para o óleo lubrificante. Na sua parte inferior, encontramos o Carter ou depósito do óleo lubrificante. O Bloco é normalmente construído de metais (acima citados), de alta resistência mecânica, pois devem suportar os fortes efeitos de
[pic]

torção eflexão, gerados pelo funcionamento do motor. Hoje existem blocos construídos com outros materiais, como plástico e até cerâmica, com alta rigidez estrutural e sempre buscando a redução de  peso do motor.

PISTÕES, BIELA E ÁRVORE DE MANIVELAS
[pic]
Estas são as partes móveis no interior do bloco de cilindros. Os PISTÕES têm a função de transformar a energia térmica gerada pela queima damistura ar-combustível em energia cinética que faz girar o virabrequim. Têm formato cilíndrico e se movimentam para cima e para baixo dentro dos cilindros, onde alojam-se com uma folga calibrada  para se movimentarem. Normalmente são peças feitas de alumínio fundido ou forjado, pois este material, além de ser leve, é excelente condutor de calor. Possuem ranhuras próximas do topo, onde estão encaixadosnormalmente três anéis, sendo dois de vedação e um raspador de óleo. A sua parte superior, é também conhecida como cabeça do pistão e pode ser plana, convexa, côncava em um dos muitos tipos, com desenhos para promover a adequada turbulência da mistura ar-combustível. Isto serve para melhorar a eficiência da combustão.

As BIELAS ligam os pistões ao virabrequim e são responsáveis portransformar o movimento dos pistões (movimento de subida e descida ) em movimento rotativo no virabrequim. Elas estão ligadas na sua parte superior ao pistão, através de pinos, possibilitando o movimento relativo entre eles. Na parte inferior, as bielas estão ligadas diretamente ao virabrequim através de mancais, dotados de elementos de desgaste chamados bronzinas. As bielas são feitas , em sua maioria, deaço forjado de alta resistência. Em uma das extremidades da árvore de manivela nós vamos encontrar o volante do motor, que dá uniformidade aos impulsos motores de cada cilindro movido pelos pistões.
[pic]

A ÁRVORE DE MANIVELAS OU VIRABREQUIM
[pic]
Através da ação das bielas, transforma o movimento alternativo de pistões em movimento rotativo, gerando o torque do motor. Normalmente é umapeça construída em aço forjado ou ferro fundido. Funciona como um pedal de bicicleta (vide figura). O virabrequim pode ser dividido em três partes básicas: mancais de apoio, mancais das bielas e contra-pesos. No caso dos motores de quatro cilindros, normalmente existem 4 mancais das bielas e 5 mancais de apoio, sendo dois nas extremidades e três internamente. Estes têm a importante função deimpedir que o eixo sofra empenamento.

O CABEÇOTE
Tem a função de cobrir os pistões e vedá-los. O cabeçote émetálico, de ferro fundido ou alumínio, fixado por parafusos sobre o bloco. É nele que encontramos , dentre outros itens, as câmaras de combustão, as velas e as válvulas. Entre ele e o bloco existe a junta do cabeçote, responsável por manter a perfeita vedação do conjunto e evitar a perda de...
tracking img