Motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A montagem do nosso sistema indutivo de campo girante, que transforma a aplicação de energia elétrica em rotação mecânica, é baseada no conceito físico de indução eletromagnética.
Assim aocolocarmos um rotor metálico no eixo da estrutura montada, o mesmo se orientara de acordo com o campo girante, induzido pela corrente, e essa por sua vez ira gerar um campo magnético, a força do mesmo irámover este rotor, e assim teremos um MIM - Motor de Indução Magnética.
Como nosso motor tem suas bobinas e todo seu sistema aberto, ou seja, seu conjunto bobinado não tem proximidade com o rotor, como odos motores usuais, poderá assim se notar também a influência das perdas causadas pela dispersão de fluxo, essas notadas apenas visualmente quando aproximarmos os eixos magnéticos e assimpossivelmente iremos verificar o aumento do torque aplicado ao rotor, pois o mesmo irá atingir sua velocidade assíncrona mais rapidamente.
O que faz girar o rotor do motor elétrico?
O rotor do motor precisade um torque para iniciar o seu giro. Este torque (momento) normalmente é produzido por forças magnéticas desenvolvidas entre os pólos magnéticos do rotor e aqueles do estator. Forças de atração ou derepulsão, desenvolvidas entre estator e rotor, 'puxam' ou 'empurram' os pólos móveis do rotor, produzindo torques, que fazem o rotor girar mais e mais rapidamente, até que os atritos ou cargas ligadasao eixo reduzam o torque resultante ao valor 'zero'. Após esse ponto, o rotor passa a girar com velocidade angular constante. Tanto os rotores como o estator do motor devem ser 'magnéticos', pois sãoessas forças entre pólos que produzem o torque necessário para fazer o rotor girar. 
Todavia, mesmo que ímãs permanentes sejam frequentemente usados, principalmente em pequenos motores, pelo menosalguns dos 'ímãs' de um motor devem ser 'eletroímãs'. 
Um motor não pode funcionar se for construído exclusivamente com ímãs permanentes!
Isso é fácil de perceber, pois, não só não haverá o torque...
tracking img