Motor a vacuo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prof. Dr. Danilo Amaral
Departamento de Eng. Mecânica EMA 078 – História da Mecânica

Pascal

Continua

O sonho de Leonardo da Vinci era dispor dos recursos técnicos capazes de movimentar as máquinas criadas pelo seu gênio. Sua imaginação projetava automóveis, aviões, máquinas para trabalhar metais, para mover a água, para transportar e mover corpos pesados. Nenhuma de suas idéias,porém, era utilizável, pois a todas elas faltava um motor. Os carros armados de Leonardo eram puxados por cavalos, a máquina voadora tinha por motor o homem.

Muitos séculos ainda deviam passar antes que fosse criado um mecanismo simples e manejável, mas sobretudo leve, destinado a substituir com vantagem os músculos dos animais, a força hidráulica ou os moinhos de vento.

AS PRIMEIRAS MÁQUINASTÉRMICAS
A descrição feita por Heron de um brinquedo a vapor deu inicio a uma reação em cadeia na Inglaterra. (Heron de Alexandria, Egito, em 150 a.C. construiu um dispositivo esférico, que girava movido pela pressão de escape do vapor princípio de ação e reação. Denominou o seu invento de Eulópila)

O suprimento de carvão e ferro minerados a superfície estava quase esgotado. As minas profundasestavam alagadas por fontes subterrâneas, tornando-se, assim, inexploráveis. Um novo sistema deveria ser encontrado para esgotar a água.

Rodas de água de 7 metros de diâmetro eram movimentadas para içar enormes baldes de água, presos a sarilhos e roldanas, trabalho este que equivalia a 500 cavalos. Mas, ainda assim, era uma batalha perdida contra o alagamento. A prosperidade do reino corriagrande risco. O Rei Carlos II apelou para a Sociedade Real de Cientistas para que encontrasse uma solução para o problema.

Naquele tempo, os métodos de trabalho nas minas da Inglaterra eram os mesmos que vinham sendo usados desde a Antiga Roma. As águas que alagavam as minas eram retiradas por meio de canecas metálicas presas a compridas correntes.

O primeiro melhoramento nesses modelos surgiucom a invenção das bombas de vácuo, pelo físico holandês Christian Huyghens. O vapor e o vácuo puseram as mentes dos inventores a trabalhar.

Denis Papin, aluno de Huyghens, iniciou experiências com o mecanismo das bombas a vapor. Emigrando para a Inglaterra, encontrou o país envolvido em uma crise nacional.

Denis Papin trabalhava no laboratório de Thomas Hooke, administrador da SociedadeReal, o que o encorajava nas experiências com a bomba a vapor. Papin, ao finalizar seu livro sobre as vantagens do vapor superaquecido, ofereceu-se para demonstrar o princípio de uma máquina a vapor perante a Sociedade Real.

As primitivas máquinas quentes, perigosamente susceptíveis de explosão, eram temidas pelo público. Foram perdidas muitas vidas de experimentadores antes de se conseguircontrolar a energia calorífica do vapor.

Obs Papin é o inventor da Panela de Pressão que acelera o cozimento de alimentos.

Denis Papin (1647 - 1712) Físico e inventor francês, nascido em Blois, pioneiro do conceito da transmissão pneumática, inventou máquinas movidas a pressão atmosférica e a vapor, tornando-se um dos pioneiros da navegação a vapor. Sua mais popular criação foi a bombacentrífuga (1689) e a panela de pressão. Morreu na Grã-Bretanha.

Thomas Severy (1650-1715) finalmente conseguiu construir a primeira máquina a vapor aproveitável em 1698. Seu pedido de patente ainda está catalogado. A máquina, grande como um dinossauro, aspirava água em grandes goles, mas a pressão, realmente muito fraca, não conseguiu solucionar o problema das minas, cada vez mais profundas.

ThomasSevery

Em 1712, Thomas Newcomen, (1663-1729) um pastor batista com pretensões científicas, teve a idéia de separar o cilindro da caldeira.

Esta máquina gigante, na qual o êmbolo subia pela pressão do vapor e descia pela pressão atmosférica, completava seis vezes o curso em um minuto e queimando cerca de 35 dcm³ de carvão para elevar 2,5 toneladas de água. (5 HP)

A máquina a vapor...
tracking img