Motor a combustao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Um motor a combustão, funciona com base na liberação de energia quando ocorre a queima de combustível e oxigênio. Durante a explosão da combustão o ar tende a se expandir com força e éesta força que é usada para colocar as partes do motor em movimento.

Dentro de um cilindro, existe um pistão que sobe e desce o tempo todo. O movimento é semelhante ao movimento de uma seringa.A maioria dos motores utiliza 4 movimentos ou 4 tempos para este processo.

1o.) Admissão: Uma das válvulas é aberta para trazer ar e combustível e o pistão desce aspirando esta mistura.

2o.)Compressão: A válvula é fechada e o pistão sobe.

3o.) Explosão: A válvula continua fechada e devido a expansão da explosão o pistão é empurrado para baixo. É esta energia que é transmitida para omotor.

4o.) Expulsão: Uma outra válvula ligada ao escapamento é aberta e o pistão sobe, empurrando para fora os gases queimados.

Geralmente os motores possuem 4 cilindros. Os quatro cilindrosestão cada um em uma fase. Assim, sempre há um cilindro diferente na fase da explosão transferindo
energia para o motor.

Como funciona ?

Dentro do motor existe um mecanismo chamado cilindro,dentro dele estão posicionados: vela, bico injetor de combustível e pistão.

A vela é responsável por gerar faíscas dentro do cilindro e dar ignição no combustível liberado pelo bico injetor. Esseprocesso gera uma explosão dentro do cilindro, com energia suficiente para colocar o pistão em movimento. O pistão, por sua vez, provoca, através de um sistema de engrenagens, a rotação do eixo do motor.De toda a energia gerada pela explosão, apenas 30% é convertida em energia mecânica, e a grande parte dessa energia é dissipada na forma de calor, gerando o aquecimento do motor. Outra parte daenergia é utilizada no sistema de refrigeração da água do radiador.
A energia mecânica gerada pelo motor é reaproveitada pelo alternador, que é convertida em energia elétrica, suficiente para dar...
tracking img