Motor universal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CLASSIFICAÇÃO
A classificação dos motores pode ser feita agrupando-os da seguinte forma:
1.1 Motores de Corrente Contínua
Este tipo de motores opera alimentado por fonte de energia em corrente contínua. Este fato impõe uma grande limitação no campo de aplicação desse tipo de motores, pois, como sabemos, a rede elétrica pública que atende nossas casas, as industrias e o comércio opera emcorrente alternada. Porém as características técnicas de um motor deste tipo, como por exemplo a relativa facilidade com que se consegue controlar a sua velocidade e os altos níveis de torque a baixas rotações, lhe garante aplicações específicas como tração elétrica (trens, troleibus, bondes) e usos em processos industriais que requerem essas propriedades como laminadores e acionamentos paraposicionamentos de cargas mecânicas (sistemas automatizados e robôs).
Uma aplicação bastante comum desse tipo de motor é em motor de partida de veículos movidos a motores de combustão, onde se dispõe de uma fonte de corrente contínua (bateria) e se requer altos torques a baixa rotação.
Como será abordado em capítulos posteriores, basicamente o princípio de funcionamento dos motores elétricos resulta dosurgimento de forças de origem eletromagnéticas, produzidas pela interação dos campos magnéticos produzidos por dois tipos de enrolamentos (bobinas): um que permanece fixo, estático (no estator do motor) e outro que gira solidário ao eixo do motor, que por sua vez, é a sua parte móvel (rotor).
Posto isto, há outras subclassificações que identificam os motores de corrente contínua, associados àforma com que esses enrolamentos (o fixo e o móvel) estão interligados. Por exemplo, se os ligarmos em série, a mesma corrente percorre a ambos, o que confere uma característica diferente se alimentarmos cada um desses enrolamentos de forma independente. Então, esta subclassificação agrupa os motores de corrente contínua em 4 (quatro) grupos:
- motores de C.C. com excitação independente; - motoresde C.C. com enrolamento em série;
- motores de C.C. com enrolamento em paralelo e
- motores de C.C. com enrolamento compostos.
1.2 Motores de Corrente Alternada
Esta modalidade de motores é a mais comum, podendo-se estimar que mais de 95% da potência instalada em motores elétricos operam em corrente alternada. Isto se dá pela disponibilidade desse tipo de fonte de alimentação e pela própriasimplicidade de operação e construção de certos tipos de motores de corrente alternada, que lhe conferem grande campo de aplicação, e confiabilidade a baixo custo.
Como sabemos, as redes públicas disponibilizam energia elétrica sob duas modalidades básicas:
- fontes de tensão monofásica; - fontes de tensão trifásica.
Assim, os motores de corrente alternada são classificadas em 2 (dois) grupos,conforme opere sob alimentação monofásica ou trifásica.
Os motores monofásicos são utilizados para aplicação onde, em primeiro lugar, só se dispõe de fonte monofásica, como por exemplo, na grande maioria das instalações residenciais e pequenos comércios e indústrias e, cujas necessidades de potência sejam relativamente pequenas (usualmente até cerca de 5 HP). Assim, bombas d’água, eletrodomésticosde maior porte (os de menor utilizam um outro tipo de motor que veremos a seguir), aparelhos de ar condicionado, acionamentos industriais de pequeno porte são aplicações típicas de motores monofásicos.
Os motores trifásicos são do ponto de vista da engenharia, que apresentam maior importância, por serem aqueles mais frequentes em aplicações de potência. Estes tipos de motores são agrupados em:
-motores síncronos, que apresentam rotação rigorosamente constante e,
- motores assíncronos, que cuja rotação é função da carga mecânica (conjugado resistente) a que é submetido.
Os motores síncronos, pela sua própria característica, requerem cuidados especiais na operação (em potências mais elevadas, devem partir sem carga mecânica), apresentam construção mais elaborada e tem campo de...
tracking img