Motor pwm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Paraná
SETOR DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: NÃO LINEARES











CONTROLE DE MOTOR COM PWM













Aluna: Carla Silva Dagostin
Flavia Bianconi
Nina Rosa Teles ZimCuritiba, 16/06/2012

sumário


1. INTRODUÇÃO 3

2. MATERIAL UTILIZADO Error! Bookmark not defined.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
3.1Multivibrador Monoestável
3.2 Multivibrador Astavel
3.3 PWM

4. DESENVOLVIMENTO 7

5. Diagrama Geral do circuito: 7

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

7. REFERÊNCIAS 13


INTRODUÇÃO

O projeto apresentado trata de um circuitomodulador por largura de pulso, em inglês Pulse-Width Modulation, o PWM. Foi ultilizado para o circuito um CI 555 na configuração de oscilador Astável.
Basicamente o PWM consiste em variar a largura do pulso da portadora, proporcionalmente ao sinal modulante, mantendo constantes a amplitude e o intervalo de tempo a que os pulsos se repetem. Pode ser visto também como um circuito que gera ondaquadradas com largura de pulso variável, que pode ser usado em controle de velocidade de motores e até controlar o quantidade de energia que é transferida para um sistema qualquer de iluminação.
Neste relatório será apresentado o circuito montado para o PWM. Não será apresentado o circuito físico para avaliação, serão mostradas apenas imagens do mesmo, que foram retiradas em horário fora dohorário de aula, no laboratório de eletrônica da Universidade. As formas de onda aqui apresentadas foram obtidas utilizando-se os equipamentos do mesmo laboratório.
O objetivo principal é a obtenção de uma variação na saída do CI 555, conforme variamos um sinal de entrada, mostrando a capacidade deste circuito visto em teoria. Ao final apresentaremos uma conclusão com possíveis aplicaçõesdo circuito PWM.














FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O CI 555 é um circuito integrado composto de um Flip-Flop do tipo RS, dois comparadores simples e um transistor de descarga. Projetado para aplicações gerais de temporização, este integrado é de fácil aquisição no mercado especializado de Eletrônica.
Ele é tão versátil e possui tantas aplicações que se tornou umpadrão industrial, podendo trabalhar em dois modos de operação: monoestável (possui um estado estável) e astável (não possui estado estável). Sua tensão de alimentação situa-se entre 5 e 18 Volt, o que o torna compatível com a família TTL de circuitos integrados e ideal para aplicações em circuitos alimentados por baterias. A saída deste C.I. pode fornecer ou drenar correntes de até 200mA ou 0,2A,podendo assim comandar diretamente relés, lâmpadas e outros tipos de carga relativamente grandes.
Podemos visualizar o esquemático do CI 555 na ilustração 1, e a configuração dos pinos do mesmo na ilustração 2:


[pic]
Figura1: Esquemático do CI 555

[pic]
Figura 1: Configuração dos pinos do CI 555



2.1 Multivibrador MoNOestÁvel

Podemos obter aconfiguração de um circuito Monoestável montando o circuito como mostra a ilustração 3.

[pic]
Figura 3: CI 555 – Monoestável.




Neste modo de operação, o temporizador funciona com um único estado, conforme o esquema da figura 3. O capacitor externo C é inicialmente mantido descarregado por um transistor interno ao CI 555. Quando um pulso negativo de trigger menor que 1/3 de Vcc é aplicado aopino 2 o “flip-flop” é acionado, liberando o curto circuito sobre o capacitor C e levando a saída a um nível elevado (High). A tensão sobre o capacitor cresce exponencialmente por um período de T=RAC ln(3). Quando a tensão no capacitor atinge 2Vcc/3 o comparador dá o reset no flip-flop descarregando rapidamente o capacitor e comutando a saída para um nível baixo. A saída permanece então no...
tracking img