Motor monofasico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTORES MONOFÁSICOS:

1 – CONSTRUÇÃO DE MOTORES DE INDUÇÃO MONOFÁSICOS:
O rotor é o mesmo de um motor do tipo gaiola trifásico. É necessário dividir o enrolamento do estator em duas partes, pois um enrolamento monofásico simples não produziria campo magnético girante e nem torque de partida, assim há dois enrolamentos em paralelo, ambos ligados a mesma fonte CA. O enrolamento de funcionamento(primário), é distribuído uniformemente espaçado em volta do estator, o outro enrolamento, denominado enrolamento de partida ou enrolamento auxiliar, é defasado 90º elétricos do enrolamento principal. O enrolamento auxiliar tem, sua corrente e impedância ajustadas em relação a tensão de linha, de modo que a corrente deste enrolamento esteja adiantada em relação a corrente do enrolamento principal,não necessariamente 90º, mas o suficiente para que haja um defasamento no tempo. A finalidade do enrolamento auxiliar é produzir a rotação do rotor.
O torque produzido pelo enrolamento primário no rotor é um torque pulsante, assim o torque líquido é zero. O torque resultante de um motor monofásico usando apenas o campo primário é nulo para o escorregamento unitário. Entretanto, uma vez posto agirar num sentido, o motor monofásico continuará a girar neste sentido devido ao torque liquido resultante. Pode se notar que ao iniciar o movimento do rotor:
- O campo pulsante do rotor reage com o campo pulsante principal para produzir um campo magnético resultante.
- O campo magnético resultante é um campo magnético girante no mesmo sentido do rotor.
- Um motor do tipo gaiola continuará agirar, produzindo um torque no motor de indução num campo magnético girante.
Se o rotor tivesse sido acionado em outro sentido, o sentido da FEM induzida seria invertido, uma vez que seriam invertidos o campo resultante do rotor, o campo magnético resultante giraria agora no sentido oposto. Assim os motores monofásicos se diferem pelos seus métodos de partida.

2 – MOTOR DE INDUÇÃO DE FASEDIVIDIDA COM PARTIDA A RESISTÊNCIA:
Como dito acima, o estator do motor gaiola de fase dividida tem sua construção consistindo de dois enrolamentos em paralelo, defasados de noventa graus elétricos. O enrolamento de partida tem menos espiras e um menor diâmetro, assim tem uma resistência mais elevada e uma baixa reatância. Inversamente, o enrolamento principal tem mais espiras com uma bitola maior, temassim uma baixa resistência e uma alta reatância. Com duas correntes defasadas, desenvolve-se um campo girante bifásico equivalente durante a partida, o qual desenvolve um torque de partida suficiente para acelerar o rotor no sentido do campo girante produzido pelas correntes. Conforme o rotor acelera, ele desenvolve sua própria FEM e tende a produzir um torque resultante. Uma chave centrífugaabre o enrolamento de partida no escorregamento de cerca de 25% e o motor acelera até atingir o seu escorregamento nominal (cerca de 5%) como um motor monofásico. Para inverter o sentido de rotação, é necessário inverter as ligações terminais do enrolamento de partida em relação ao principal, isto produzirá um campo girante “bifásico” no sentido oposto. A inversão do sentido de rotação deste motornunca é feita em condições de funcionamento, sendo classificado como um motor não reversível. Se a chave de partida apresentar defeito e deixar de abrir, o excesso de calor produzido pelo enrolamento de partida queimará ambos os enrolamentos. O motor de fase dividida é normalmente de menos de 1 CV, o resultado é que a corrente de partida cai muito rápido, de modo que esta corrente não constitui umaobjeção para este motor. Objeções maiores são: 1) Seu baixo torque de partida. 2) Para cargas elevadas, o escorregamento ultrapassa os 5%, reduzindo a FEM de velocidade e produzindo um torque elíptico, tornando o motor muito ruidoso. O controle de velocidade é difícil, pois a velocidade síncrona do fluxo do estator é determinada pela freqüência e pelo número de pólos (120*f/P), as técnicas...
tracking img