Motor industrial trifasico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTORES ELÉTRICOS TRIFÁSICOS INDUSTRIAL E ALTO RENDIMENTO

LINHA DE MOTORES ELÉTRICOS TRIFÁSICOS INDUSTRIAL E ALTO RENDIMENTO

VANTAGENS DOS MOTORES ELÉTRICOS METALCORTE/EBERLE
• Classe de Isolamento F em toda linha Alto Rendimento ; • Furos de drenos com tampão plástico removível e especialmente projetados para garantir eficiência em qualquer posição de trabalho; • Saída de cabos protegidacom espuma(PU) anti-chama, evitando a entrada de partículas no interior do motor; • Labirinto em taconite (IP65) opcional para melhor vedação dos sistemas de mancalização; • Super Mancais: mancais reforçados e projetados para utilizarem rolamentos iguais na dianteira e traseira do motor, garantindo maior vida útil e capacidade de carga e possibilitando tampas intercambiáveis e flanges internaspadronizadas; • Lubrificação com graxas sintéticas de ampla faixa de temperatura, proporcionando maior vida útil aos rolamentos e intervalo de relubrificação até quatro vezes maior que as graxas convencionais; • Desenvolvimento de projetos especiais seguindo especificações elétricas e mecânicas do cliente; • Garantia total de 2 anos (em selo).

Super Mancais

Labirinto taconite

CARACTERÍSTICASCONSTRUTIVAS:
CARCAÇAS As carcaças dos Motores Elétricos Trifásicos são confecciondas conforme as normas ABNT - NBR 5432 e IEC 72. As carcaças tamanho 56 e 63, são fabricadas em liga especial de alumínio fundido sob pressão, assegurando unidades leves, compactas e de elevada resistência mecânica. As carcaças tamanho 71 a 355, são fabricadas em ferro fundido cinzento, conforme estabelece a NBR 6589,de construção sólida e robusta. Para facilitar a movimentação, transporte e instalação, as carcaças dos motores 112 a 355 possuem olhais de suspensão em aço forjado rosqueados às carcaças. TAMPAS As tampas são fabricadas em alumínio fundido sob pressão (carcaças 56 e 63) e em ferro fundido cinzento (carcaças 71 a 355). A fixação de tampas nas carcaças 56 a 100 é realizado através de tirantes e nascarcaças 112 a 355 com parafusos. Todos os componentes de ferro fundido são estabilizados dimensionalmente através de envelhecimento térmico e recebem um primer de base alquídica (por imersão) assegurando elevada resistência à corrosão.

CONJUNTO ROTOR O conjunto rotor é composto por lâminas, gaiola e eixo. As lâminas são de chapas de aço com baixo teor de carbono ou por chapas de aço silício,estampadas com ferramentas progressivas de alta precisão. Os eixos são fabricados em aço SAE 1045/1060, sendo usinados e retificados. O conjunto é balanceado dinamicamente, formando uma unidade rígida e compacta, proporcionando baixo nível de vibração e ruído.

ESTATOR BOBINADO O estator é composto por chapas de aço de baixo teor de carbono (tratadas termicamente) ou por chapas de aço silícioassegurando baixas perdas e elevada permeabilidade magnética. Os materiais isolantes e os fios utilizados nos enrolamentos enquadram-se nas classes de isolação: B (130°C), F (155°C) ou H (180°C), conforme estabelece a NBR 7094 - ABNT. Os estatores bobinados são duplamente impregnados com verniz isolante classe H, sendo polimerizado em equipamento adequado, conferindo aos enrolamentos elevadaresistência mecânica, alta rigidez dielétrica, proteção à abrasão, melhor transmissão de calor, bem como resistência a vibrações e ciclos térmicos.

3

SISTEMAS DE VENTILAÇÃO O sistema de ventilação foi projetado para obter-se um resfriamento máximo associado a um reduzido nível de ruído. Os ventiladores são de nylon (carcaças 56 a 160) e de alumínio não faiscante (carcaça 180 a 355) montados naextremidade do eixo no lado oposto ao acoplamento. As calotas de proteção dos ventiladores, são de chapa de aço SAE 1010 (carcaças 56 a 250) e de ferro fundido cinzento com grade de chapa de aço SAE 1010 (carcaças 280 a 355). CAIXA DE LIGAÇÃO (BORNES) A caixa de ligação dos motores é de ferro fundido cinzento (71 a 355) e chapa de aço (56 a 63), e possui ainda, furos roscados que possibilitam a...
tracking img