Motor elastico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTOR DE ELÁSTICO

Engenharia elétrica/mecânica – Física II

RESUMO

O motor feito com elásticos tem uma construção muito simples, utilizando mateiras encontrados em qualquer lugar e de custo muito pequeno. Sua construção necessita apenas de alguns itens, como elásticos que servem para amarar dinheiro, um aro de bicicleta que não esta sento usado e duas lâmpadas para gerar calor. O modo comque ele gira deve-se a uma simples propriedade do elástico.

Palavras-chave: Motor, Elástico.

1. INTRODUÇÃO
Será abordado neste artigo o principio de funcionamento do motor feito com simples elásticos de borracha, seu principio de funcionamento, como apenas o calor pode fazer com que a roda gire uma rápida explicação de motores, elásticos e algumas curiosidades sobre todo esseexperimento realizado com simples materiais encontrados em nossa própria casa, e uma rápida explicação sobre motores e elásticos que constituem seu principio de funcionamento.

2. MOTOR
Um motor é um dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecânica, de forma a impelir movimento a uma máquina ou veículo. Os motores mais conhecidos são os Motores de combustão interna e os motoreselétricos. Nos motores de combustão interna, ou endotérmicos, o combustível é queimado no interior do cilindro motor. Os motores a gasolina, a gasóleo, a metano e a gás líquido pertencem a esta categoria, são bastante utilizados em automóveis.
E os motores elétricos, que é uma máquina que converte a energia elétrica e energia mecânica (movimento rotativo), possui construção simples e custoreduzido, além de ser muito versátil e não poluente. Todos os motores elétricos valem-se dos princípios do eletromagnetismo, mediante os quais condutores situados num campo magnético e atravessados por correntes elétricas sofrem a ação de uma força mecânica, ou eletroímãs exercem forças de atração ou repulsão sobre outros materiais magnéticos. O motor elétrico tornou-se um dos mais notórios inventos dohomem ao longo de seu desenvolvimento tecnológico. A finalidade básica dos motores é o acionamento de máquinas, equipamentos mecânicos, eletrodomésticos, entre outros.

3. ELÁSTICO

Elástico é um tipo de tecido com propriedades elásticas, que quase retorna à sua forma-original após ser esticado ou comprimido, quase porque não é possível haver um material e condições ideais para que ele volteexatamente à forma original.
O elástico pode ser produzido através de um trançado de algodão ou outros fios têxteis juntamente com fios de borracha. Contudo, ainda pode ser fabricado a partir de fibras sintéticas com propriedades semelhantes àquelas dos elásticos à base de fios de borracha. É possível encontrar o elástico em diversos objetos e integrados em tecidos também. O elástico pode perdersua principal propriedade com o tempo, dependendo do uso e desgaste. Pode também se romper se alongado com uma força além da sua capacidade de resistência, que varia de material para material, condições de conservação e temperatura.
Quando se estica uma tira de borracha, rapidamente, ela esquenta. O trabalho das forças foi utilizado, parte na deformação da borracha e parte na variação de suaenergia interna. A borracha é substância macromolecular, amorfa quando não tensionada, com grande número de ligações entre as moléculas. A entropia da substância decresce quando ela é esticada, e por isso sua elasticidade é de natureza cinética. Esse arranjo peculiar, a nível de molécula, dá à borracha um comportamento anômalo ela encolhe quando aquecida, aumentando com isso a sua constanteelástica. Isso significa na prática que, para sustentar um determinado peso, ela se deforma (estica) menos quando aquecida que quando fria.

4. MOTOR DE ELÁSTICO

A montagem de um motor elástico é bem simples, precisa-se apenas de um aro de bicicleta, alguns elásticos, um suporte, para sustentação do aro enquanto ele gira, uma base, lâmpadas para gerar calor e outros poucos mateiras de apoio....
tracking img