MOTOR DE PASSO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA - ELETROTÉCNICA
DISCIPLINA: MAQUINAS ELÉTRICA E ACIONAMENTOS I
Professor: Cícero Barbosa dos Santos

Alunos:
EDER LUIZ DOS SANTOS
*******************************
*******************************
*******************************


Relatório Técnico - Motor de Passo


Relatório elaborado com base em experiência desenvolvida emlaboratório, destinado a disciplina de Maquinas Elétrica e Acionamentos, ministrada pelo professor Cícero Barbosa dos Santos.






Curitiba 2014

SUMÁRIO

SUMÁRIO 3
OBJETIVO 4
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
Motor de passo tipo imã permanente: 5
Motor de passo tipo relutância variável: 5
FUNCIONAMENTO BÁSICO DO MOTOR DE PASSO  6
MONTAGEM DO CIRCUITO ELETRÔNICO DO MOTOR DE PASSO 9MONTAGEM DO CIRCUITO 10
RESULTADOS 11
ANÁLISE DOS RESULTADOS/CONCLUSÕES 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIA 12
OBJETIVO
Aplicar os conceitos adquiridos em sala de aula sobre o motor de passo, de forma que possibilite o acionamento do motor, através de um circuito eletrônico, simulado anteriormente em software.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétricaem mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motor , pois combina as vantagens da energia elétrica, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando, com sua construção simples, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos. É um dispositivo mecânico eletro-magnético que converte energia elétrica em movimento controlado através de pulsos,cada pulso de tensão digital na entrada do motor ocasiona um passo incremental no eixo do motor, o que possibilita o deslocamento do eixo, onde passo é o menor deslocamento angular, podendo ser controlado através de um circuito eletrônico comum ou micro controlador ou também através de um software conectado a uma interface de controle.

Figura 1: Motores de passo
Motores de passo não usamescovas ou comutadores e possuem um número fixo de pólos magnéticos que determinam o número de passos por revolução. Os motores de passo mais comuns possuem de 3 a 72 passos/revolução, significando que ele leva de 3 a 72 passos para completar uma volta. Controladores avançados de motores de passo podem utilizar modulação por largura de pulso para realizarem micropassos, obtendo uma maior resolução deposição e operação mais macia, em detrimento de outras características. São classificados pelo torque que produzem, para atingir todo o seu torque, suas bobinas devem receber toda a corrente marcada durante cada passo, seus controladores devem possuir circuitos reguladores de corrente para poderem fazer isto, a marcação de tensão (se houver) é praticamente sem utilidade. O controlecomputadorizado de motores de passo é uma das formas mais versáteis de sistemas de posicionamento, particulamente quando digitalmente controlado como parte de um servo sistema. Os motores são classificados em relação ao seu tipo construtivo, e podem ser de três tipos: relutância variável, imã permanente e híbridos com escovas redundantes.
Motor de passo tipo imã permanente:
Existência binário remanenteRazão binário remanente/tamanho elevada
Construcção mecânica simples
Para mesmo binário requer menos potência (que os outros)
Baixo custo
Razão binário/inércia baixa
Impossibilidade de “roda livre”
Características de magnetização variam
Força contra electromotriz elevada
Velocidades máximas elevadas
Motor de passo tipo relutância variável:
Permite pequenos passos
Velocidades elevadasBidireccional
Força contra electromotriz inferior (ao de i.p.)
Construcção mais complexa
Inexistência de binário remanente
Razão binário/tamanho inferior
Más características de amortecimento (oscilações)
Ao contrário de um motor convencional que possui apenas dois estados parado (desenergizado) ou em movimento (energizado), o motor de passo possui uma configuração de montagem diferente, no qual...
tracking img