Motor de passo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto



Motor
De
Passo






Nome: Vinícius Carvalho nº 20
Maicon Henrique nº 12

3º AIT
C.S.A.
ETEC SOROCABA
→ Definição

Um motor de passo é um tipo de motor elétrico usado quando algo tem que ser posicionado muito precisamente ou rotacionado em um ângulo exato.
Nestetipo de motor a rotação do balancete é controlado por uma série de campos eletromagnéticos que são ativados e desativados eletronicamente.
Motores de passo não usam escovas ou comutadores e possuem um número fixo de pólos magnéticos que determinam o número de passos por revolução. Os motores de passo mais comuns possuem de 3 a 72 passos/revolução, significando que ele leva de 3 a 72 passos paracompletar uma volta. Controladores avançados de motores de passo podem utilizar modulação por largura de pulso para realizarem micropassos, obtendo uma maior resolução de posição e operação mais macia, em detrimento de outras características.
Os motores de passo são classificados pelo torque que produzem. Para atingir todo o seu torque, suas bobinas devem receber toda a corrente marcada durantecada passo. Os seus controladores devem possuir circuitos reguladores de corrente para poderem fazer isto. A marcação de tensão (se houver) é praticamente sem utilidade.
O controle computadorizado de motores de passo é uma das formas mais versáteis de sistemas de posicionamento, particulamente quando digitalmente controlado como parte de um servo sistema.
O número de passos é dado pelo número dealinhamentos possíveis entre o rotor e as
bobinas. Ou seja, para aumentar o número de passos de um motor usa-se um maior
número de bobinas, maior número de pólos no rotor (para isso usa-se uma roda dentada).
A energização de uma e somente uma bobina de cada vez produz um pequeno deslocamento no rotor. Este deslocamento ocorre simplesmente pelo fato de o rotor ser magneticamente ativo e aenergização das bobinas criar um campo magnético intenso que atua no sentido de se alinhar com os dentes do rotor. Assim, polarizando de forma adequada as bobinas, podemos movimentar o rotor entre as bobinas (meio passo ou “half-step”) ou alinhadas com as mesmas (passo completo ou “full-step”).
O deslocamento mecânico leva um tempo muito maior do que o trem de pulsos elétrico.→ Tipos de motores de passo:
• Relutância Variável
Este tipo de motor consiste de um rotor de ferro, com múltiplos dentes e um estator com enrolamentos. Quando os enrolamentos do estator são energizados com corrente DC os pólos ficam magnetizados. A rotação ocorre quando os dentes do estator são atraídos para os pólos do estator energizado, devido à força que aparece, para que o sistema tenha ocircuito com menor relutância.

Motor de relutância variável

• Ímã Permanente
Motores de ímã permanente tem baixo custo e baixa resolução, com passos típicos de 7, 5º a 15º (48 - 24 passos/revolução). O rotor é construído com ímãs permanentes e não possui dentes. Os pólos magnetizados do rotor provém uma maior intensidade de fluxo magnético e por isto o motor de ímã permanente exibe uma melhorcaracterística de torque, quando comparado ao de relutância variável.


Motor de ímã permanente

• Híbrido

O motor de passo híbrido é mais caro do que o de ímã permanente, mas provém melhor desempenho com respeito à resolução de passo, torque e velocidade. Ângulos de passo típico de motores híbridos estão entre 3, 6º a 0, 9º ( 100-400 passos por volta). O motor híbrido combina as melhorescaracterísticas dos motores de ímã permanente e motor de relutância variável. O rotor é multi-dentado como no motor de relutância variável e contem um ímã permanente ao redor do seu eixo. Os dentes do rotor provém um melhor caminho que ajuda a guiar o fluxo magnético para locais preferidos no GAP de ar.


Motor Híbrido


→ Forma de operação

• Motores Unipolares

Um motor de passo...
tracking img