Motor de alto rendimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. Introdução

2. Características dos Motores de Alto Rendimento

3. Fatores a Considerar na Análise Econômica

4. Vida Útil do Motor

5. Análises Econômicas

6.2ª Lei de ohm

7. Resistência ôhmica dos materiais






Aplicação de Motores de Alto Rendimento



1. Introdução
Nesta apostila são abordados os principais aspectos relacionados com a análiseeconômica da aplicação de motores de alto rendimento. Inicialmente são descritas brevemente as principais características técnicas que diferenciam os motores de alto rendimento dos motores standard. Na seqüência são apresentados os fatores e critérios econômicos que permitem analisar a viabilidade da sua utilização.


2. Características dos Motores de Alto Rendimento
Os motores de altorendimento são oferecidos pela grande maioria dos fabricantes como uma alternativa vantajosa para determinadas aplicações. Eles custam em geral mais caro que os motores standard (motores normais de linha), mas por outro lado,devido ao suas características especiais, especialmente aquelas relacionadas ao rendimento, a sua utilização pode conduzir a vantagens econômicas importantes que serão auferidas aolongo da sua vida útil. A decisão de qual motor deverá ser adquirido, além de uma decisão técnica, é também uma decisão econômica, a qual poderá ocorrer em instalações novas ou quando da substituição de um motor avariado.
Deve-se salientar, que os motores de alto rendimento nem sempre são justificáveis e trazem vantagens econômicas. A análise econômica visa, desta forma, fornecer subsídiospara que uma decisão possa ser tomada. A fim de que análise possa ser corretamente realizada, torna-se importante conhecer as principais características dos motores de indução de alto rendimento que os diferenciam dos motores do tipo standard.
Pode-se dizer que os motores de alto rendimento são motores projetados e construídos tendo em vista o seu rendimento, além do custo de fabricação.Para tanto as principais dimensões e materiais empregados são otimizadas a fim de obter-se um alto rendimento, resultando num custo maior, cerca de 30% maior que motores standard.
As principais alterações que são feitas são descritas a seguir. Deve-se salientar que nem todos os fabricantes utilizam todas as características que são descritas, uma vez que o número de variáveis que influenciam orendimento é vasto.
a) Chapas Magnéticas: as chapas que compõem o rotor e o estator são de melhor qualidade, resultando em perdas por histerese e por correntes induzidas menores que as chapas utilizadas nos motores normais. Alterações nas chapas também podem incluir redução da espessura e tratamento térmico para redução de perdas.
b) Enrolamentos do Rotor e do Estator: osenrolamentos de cobre do estator e de alumínio do rotor possuem um volume maior de material, fazendo com que a resistência elétrica dos mesmo seja menor, desta forma reduzindo as perdas por efeito Joule. Alguns fabricantes também utilizam materiais com menor resistividade.
c) Ventilador: são otimizados de forma a ter uma maior eficiência, reduzindo as perdas por ventilação. Uma vez que o motor possuimenos perdas, a necessidade de ventilação também diminuem, contribuindo para a redução da potência necessária para o ventilador. Análise Econômica da Aplicação de Motores de Indução de Alto Rendimento.
d) Rolamentos: são empregados rolamentos especiais com menor coeficiente de atrito que os normalmente empregados. Desta forma, a vida útil dos rolamentos é em geral maior que os rolamentoscomuns.
e) Dimensões Principais: o diâmetro do rotor, as ranhuras, o entreferro e o comprimento axial do motor são especialmente dimensionados para proporcionar um rendimento elevado para o motor.
e) Tolerâncias Mecânicas Melhores: utilizando-se ferramentas de maior precisão as tolerâncias de fabricação podem ser sensivelmente reduzidas,diminuindo desbalanços e imperfeições, as...
tracking img