Motor cc,gerador,transformador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Motor CC.

O motor CC é uma maquina que, ligada a uma tensão e corrente contínua, transforma a energia elétrica em energia mecânica e energia calorífica.
Os motores de cc podem ser utilizados tanto como motor quanto como gerador. Porém, uma vez que as fontes retificadoras de potência podem gerar tensão continua de maneira controlada a partir da rede alternada, pode-se considerar que,atualmente, a operação como gerador fica limitada aos instantes de frenagem e reversão de um motor.
Ligações dos motores CC.

[pic]
Note os terminais 1 e 2 ligados às escovas e em contato com o comutador da armadura. O enrolamento shunt do estator possui a numeração 5 e 6, e o série a numeração 3 e 4. Lembre-se sempre de que o e nrolamento shunt é formado por muitas espiras de fio de menor seção,enquanto o enrolamento série é formado por poucas espiras de um fio de seção maior.
Motor Paralelo (Shunt):

[pic]
O shunt está em paralelo com a armadura e estão ligados à alimentação. Pode-se inserir um reostato em série com o shunt, para diminuir o fluxo gerado e aumentar a velocidade, mas deve-se ter o cuidado de não eliminar o campo totalmente.
Velocidade praticamente constante e ajustávelatravés de variação de tensão da armadura.
Motor Série:
[pic]
É altamente recomendável que motores série partam com carga, pois com o torque elevado na partida, sem carga, eles tendem a atingir velocidades que podem resultar na destruição do motor.
Conjugado elevado em baixa rotação-Potência constante.
Motor Série-Paralelo (Composto):
[pic]
São dois os tipos de composto: o cumulativo e odiferencial, tudo depende da ligação do enrolamento de shunt. Para mudar de um tipo para o outro, basta inverter a bobina de shunt.
Excelente regulação de velocidade com excelente torque de partida.

Princípios de funcionamento.
Energia elétrica é fornecida aos condutores do enrolamento da armadura pela aplicação de uma tensão elétrica em seus terminais pelo anel comutador(coletor), fazendo comque se circule uma corrente elétrica nesse enrolamento que produz um campo magnético no enrolamento da armadura.
Como o corpo do estator é constituído de materiais ferromagnéticos, ao aplicarmos tensão nos terminais do enrolamento de campo da máquina temos uma intensificação dos campos magnéticos no mesmo e, portanto, a produção de pólos magnéticos (Norte e Sul) espalhados por toda a extensão doestator.
Pela atuação do anel comutador que tem como função alternar o sentido de circulação da corrente no enrolamento da armadura, quando aplicamos uma tensão no comutador, com a máquina parada, a tensão é transferida ao enrolamento da armadura fazendo com que se circule uma corrente pelo mesmo o que produz um campo magnético e outros pares de pólos no enrolamento da armadura.
A orientação dessecampo, ou seja, a posição do pólo norte e sul permanece fixa, simultaneamente temos uma tensão elétrica aplicada no enrolamento de campo no estator, assim, ao termos a interação entre os campos magnéticos da armadura no rotor e do campo no estator, os mesmos tentarão se alinhar, ou seja, o pólo norte de um dos campos tentará se aproximar do pólo sul do outro.
Como o eixo da máquina pode girar,caso os campos da armadura e do estator não estejam alinhados, surgirá um binário de forças que produzirá um torque no eixo, fazendo o mesmo girar. Ao girar, o eixo gira o anel comutador que é montado sobre o eixo, e ao girar o anel comutador muda o sentido de aplicação da tensão, o que faz com que a corrente circule no sentido contrário, mudando o sentido do campo magnético produzido.
Assim, aogirar o anel comutador muda a posição dos pólos magnéticos norte e sul do campo da armadura e como o campo produzido pelo enrolamento de campo no estator fica fixo, temos novamente a produção do binário de forças que mantém a mudança dos pólos e conseqüentemente o movimento do eixo da máquina.

Aplicações:
Máquinas operatrizes em geral;
Bombas a pistão.
Ferramenta de avanço.
Tornos....
tracking img