motivos e entre-guerras (1ª e 2ª huerra)

1409 palavras 6 páginas
Os principais motivos da 1ª guerra mundial

Entender a relação entre esses três importantíssimos eventos é uma tarefa fácil. A referida Revolução Industrial fez com que houvesse um aumento na produção de mercadorias. A medida que a produção aumentou, a necessidade por matérias-primas e mercado consumidor também cresceu de maneira proporcional. Tal combinação acelerou a política imperialista de meados do século XIX (neocolonialismo), quando as potências europeias buscaram conquistar territórios na África e na Ásia em busca de matérias-primas e mercado consumidor.

A chamada corrida imperialista gerou conflitos entre as potências europeias e tais conflitos causaram a primeira guerra mundial na história da humanidade. Lembrando que a Primeira Guerra Mundial também teve outra causa: a disputa por territórios dentro da própria Europa. Foram os chamados movimentos nacionalistas. A Sérvia queria formar a Grande Sérvia, havia também o pan-eslavismo, o pan-germanismo e o revanchismo francês para cima dos alemães com o objetivo de reconquistar a região da Alsácia e Lorena, rica em carvão e ferro, tomada pelos alemães na Guerra Franco-Prussiana.

O chamado período entre guerras (1919-1939) foi marcado por dois processos interligados:
• a crise econômica do mundo capitalista, cujo auge se verifica no ano de 1929;
• a ascensão do nazi-fascismo como resposta tanto a essa crise quanto ao fortalecimento do movimento socialista europeu.
A queda de bolsa de valores de nyc :
Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.
Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações européias diminuíram

Relacionados