MOTIVOS QUE OCASIONARAM O GOLPE DE ESTADO CONTRA GET LIO VARGAS

371 palavras 2 páginas
MOTIVOS QUE OCASIONARAM O GOLPE DE ESTADO CONTRA GETÚLIO VARGAS

Tudo começou em 24 de outubro de 1943, quando ocorreu o primeiro protesto organizado contra o Estado Novo, em Minas Gerais, chamado Manifesto dos Mineiros. Mas o que realmente enfraqueceu o governo de Getúlio Vargas foi a Segunda Guerra Mundial. No ano anterior, 1942, submarinos alemães naufragaram navios brasileiros no Oceano Atlântico. A população, então, pressionou o presidente a declarar guerra contra os alemães. Getúlio Vargas não tinha opção, precisou declarar que o país era contrário ao governo de Adolf Hitler. O problema é que isso minaria seu próprio governo, afinal Getúlio Vargas, um ditador, entraria na guerra para combater aquilo que praticava, um regime autoritário.
Assim, à medida que se tornava claro o fim da Segunda Guerra Mundial, crescia a rejeição ao governo de Getúlio Vargas. O gaúcho se viu forçado a conceder anistia para os presos políticos, a permitir a liberdade de organização partidária, convocar uma nova Assembleia Nacional Constituinte e marcar novas eleições. Embora tenha surgido um movimento de apoio ao presidente Getúlio Vargas, o chamado Queremismo, sua imagem já estava desgastada o suficiente.
Getúlio Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945, por tropas do Exército. As razões do golpe de Estado foram as nomeações de João Alberto Lins de Barros e a do irmão do presidente, coronel Benjamin Vargas, para a Chefia de Polícia. Essas nomeações e a intensificação do movimento queremista (insuflado por trabalhistas e comunistas) irritaram o comando das Forças Armadas e as elites políticas não comprometidas com Vargas. A preocupação maior da oposição era que o presidente, ao colocar aliados seus em postos-chave, desse outro golpe como o de 1937, que instaurou o Estado Novo. Por ordem do ministro da Guerra, tanques cercaram o Palácio Guanabara, residência oficial do presidente.
Getúlio foi substituído por José Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal e o

Relacionados