Motivos que levam os investidores a terem aversão ao risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Na disciplina de gerenciamento de projetos, aprendemos que risco é “evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto, como tempo, custo, escopo ou qualidade”. [1]
Em quase todas as definições de risco que são utilizadas pelas diversas metodologias de gestão do risco estão presentes os conceitos de oportunidadee ameaça. Não se deve relevar as oportunidades em detrimento das ameaças, ou vice-versa. As preocupações relacionadas com ambas não se devem mutuamente excluir.
Porém, há uma certa tendência em considerar o risco em termos negativos, quanto às suas consequências. É um fato que a ocorrência de riscos, não considerados, podem ter efeitos negativos. Mas não devemos esquecer que, também, se podemtraduzir em potenciais oportunidades. Esta é a parte da equação que, geralmente, é ignorada. Uma circunstância pode ser uma ameaça para determinada pessoa, e pode ser encarada como uma oportunidade para outra pessoa. Depende da aversão ao risco que cada um tem, de acordo com as suas experiências.
Dessa forma, o objetivo desta atividade é identificar os motivos que levam os investidores a teremaversão ao risco, sob as seguintes perspectivas propostas pela disciplina de Finanças Empresariais [2]:
1. Por ganância, os investidores querem ganhar mais quando arriscam mais.
2. O risco é fictício, já que os investimentos com risco têm um retorno maior.
3. Independente do risco, o investidor deve ganhar sempre o mesmo retorno.
Motivos que levam os investidores a terem aversão ao riscoAversão ao risco é a relutância de uma pessoa para aceitar um negócio com um retorno incerto, em vez de outro negócio com um retorno esperado mais certo, mas possivelmente menor. Por exemplo, um investidor avesso ao risco pode optar por colocar seu dinheiro numa conta bancária com uma taxa de juros baixa mas garantida, em vez de optar por ações que podem ter retornos elevados, mas também tem umaprobabilidade de peder o seu valor. [3]
Aversão ao risco é um conceito em psicologia, economia e finanças, com base no comportamento humano (especialmente dos consumidores e investidores) quando expostos a incerteza.
Exemplo: É dada a uma pessoa a escolha entre dois cenários, um com um retorno garantido e outro sem essa garantia. No cenário garantido, a pessoa receberá 50. No cenário incerto, umamoeda é atirada ao ar para decidir se a pessoa recebe 100 ou nada. O retorno esperado para ambos os cenários é de 50, o que significa que para um indivíduo que seja insensível ao risco seria indiferente escolher o pagamento garantido ou o jogo de azar.
Mas os indivíduos podem ter diferentes atitudes perante o risco. Um indivíduo é:
• avesso ao risco: se estiver disposto a aceitar uma recompensacerta de menos de 50 (por exemplo, 40), em vez de aceitar a aposta ter a possibildiade de não receber nada.
• neutro ao risco: se lhe for indiferente escolher entre o cenário da aposta e o cenário do pagamento de 50.
• gosto pelo risco: se o pagamento garantido deve ser superior a 50 (por exemplo, 60) para que prefira o cenário de pagamento certo ao cenário da aposta com rendimento possível de100.
O retorno médio de aposta, conhecido como valor esperado, é de 50. A quantidade que o indivíduo estaria disposto a aceitar em vez da aposta é chamada de certeza equivalente e a diferença entre a certeza equivalente e o valor esperado é chamado de prémio de risco.
Após o entendimento sobre os conceitos de risco e aversão ao risco, vamos analisar as perspectivas propostas pela disciplina deFinanças Empresariais:
1) Por ganância, os investidores querem ganhar mais quando arriscam mais…
Podemos entender a afirmação acima como uma prática normal de negociação de mercado. É esperado que um investimento mais arriscado possua maior possibilidade de ganho do que outro investimento menos arriscado. Projetos de alto risco (com grande quantidade de incertezas) só conseguem se viabilizar...
tracking img