Motivos que levam ao consumo de álcool e/ou tabaco entre acadêmicos de uma universidade pública no norte do rio grande do sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-RS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM









Motivos que levam ao consumo de álcool e/ou tabaco entre acadêmicos de uma universidade pública no norte do Rio Grande do Sul







Alana Rodrigues Machado 1
Gabriela Andreatta Roessler2
Jaqueline Arboit3
MaiaraCarmosina Hirt4
Viviane Gallon Mendonça5



Palmeira das Missões, RS, Brasil
Julho, 2011


1 Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte RS –UFSM/CESNORS. E-mail: alanamachadoenf@hotmail.com.
2 Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte RS –UFSM/CESNORS. E-mail:gabyroess@hotmail.com.
3 Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte RS –UFSM/CESNORS. Bolsista PET Enfermagem/UFSM/CESNORS/Brasil. E-mail: jaqueline.arboit@hotmail.com.
4 Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte RS – UFSM/CESNORS. Bolsista PETEnfermagem/UFSM/CESNORS/Brasil. E-mail: maiara_hirt@hotmail.com.
5 Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte RS – UFSM/CESNORS. E-mail: vivi-mendonsa-rbd@hotmail.com.

Motivos que levam ao consumo de álcool e/ou tabaco entre acadêmicos de uma universidade pública no norte do Rio Grande do Sul










por









Alana RodriguesMachado
Gabriela Andreatta Roessler
Jaqueline Arboit
Maiara Carmosina Hirt
Viviane Gallon Mendonça












Pré-projeto de pesquisa vinculado à Disciplina de Metodologia da Pesquisa I, do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação Superior Norte do RS (UFSM/CESNORS), campus de Palmeira das Missões, como requisito para obtenção de notado terceiro semestre de Metodologia da Pesquisa I.












Palmeira das Missões – RS, Brasil
Julho, 2011

1 INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA

O presente projeto tem como objeto de estudo os motivos que levam os universitários do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul – Palmeira das Missões a consumir álcool e/ou tabaco, na perspectiva destesacadêmicos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 10% das populações dos centros urbanos de todo o mundo, consomem substâncias psicoativas, independentemente da idade, gênero, nível de instrução e poder aquisitivo (BRASIL, 2003).
Dessa forma, o uso de álcool, nicotina e de outras drogas configura-se como um fenômeno mundial e ultrapassa a categoria de “problema de saúde”(BRASIL, 2010). O presente tema vem sendo caracterizado como alvo de diferentes estudos no contexto brasileiro, haja vista que os hábitos de consumo de drogas lícitas e ilícitas, bem como seus impactos socioeconômicos e, principalmente, suas conseqüências para a saúde da população consistem em uma preocupação crescente (LUCAS et al., 2006).
A entrada no ambiente universitário, embora desperteemoções e perspectivas positivas nos estudantes de nível médio, se constitui em um período vulnerável, no qual o início do uso de álcool e outras drogas têm apresentado um crescimento significativo (PEUKER; FOGAÇA; BIZARRO, 2006).
Nesse contexto, o aluno adquire maior autonomia no que tange às suas ações, o que proporciona a ele vivenciar novas experiências, as quais antes não faziam parte de suarealidade. Assim, nesse período, muitos jovens acabam se tornando mais suscetíveis ao uso de drogas, bem como expostos a suas conseqüências (BRASIL, 2010).
Para muitos jovens o ingresso na universidade promove uma série de mudanças em seus hábitos. Desta forma, a saída de casa, o afastamento da família, a sensação de liberdade, as novas amizades influenciam no novo estilo de vida,...
tracking img