Motivo das falências das empresas

Páginas: 7 (1560 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
TEA – TRABALHO EFETIVO ACADÊMICO – Disciplina – Cenários Econômicos

Titulo – Motivo das Falências no Brasil
“Para abrir uma empresa é necessário, antes de tudo, traçar um plano de negócios bem detalhado. O futuro empreendedor deve saber dos riscos, da viabilidade de seu investimento, noção dos concorrentes e ter uma visão de um todo. Planejar a abertura é essencial para que os lucros eresultados sejam positivos e que a vida da empresa seja duradoura.” explica o diretor da L&Barreiros Controladoria, Laecio Barreiros.
1ª Bibliografia – Site: http://www.administrando.biz/2010/01/21/motivos-que-levam-os-negocios-brasileiros-a-falencia/
De acordo com o SEBRAE, vários motivos determinam a insolvência/falência de uma empresa. Os motivos mais determinantes estão relacionados com afalta de controle financeiro e ausência de um plano de negócios. Números do SEBRAE, publicados no Boletim Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil (2004), indicam que 49,9% das empresas encerraram as atividades com até dois (2) anos de existência; 56,4% com até três (3) anos e 59,9% com até quatro (4) anos. início de um negócio, sem conhecimentos sobre gestão empresarial, éuma característica comum aos empreendedores brasileiros. Na maioria dos casos, mesmo sem conhecimentos de processos de gestão e de todos os fatores determinantes para a abertura de um negócio, novas empresas surgem com foco em apenas um know-how central (normalmente produção de determinado produto ou serviço) e com pouquíssima informação sobre mercado. Não basta dominar o conhecimento centralacerca de um produto ou serviço, mas todas as funções que uma empresa necessita, tais como: gerenciamento financeiro e gerenciamento de marketing e elaboração de planejamento estratégico. Quando um cidadão pretende empreender alguma atividade, várias ações de inteligência de marketing são necessárias, tais como estudo do potencial do mercado que pretende atingir, perfil do público-alvo, influênciasambientais (influências políticas, econômicas, sociais, tecnológicas e culturais), diferenciais competitivos da sua empresa, análise dos concorrentes, cálculo de custos e capital de giro necessário, cálculo de preço e margem, encargos, e etc. Com estas informações em “mãos”, o empresário tem condições de desenvolver planejamento com as estratégias a serem realizadas no futuro, para atingir objetivosdeterminados.
Segue 10 principais motivos de falências indicados pelo SEBRAE:
1. Usar dinheiro da empresa para pagar contas pessoais;
2. Ausência de plano de negócios;
3. Ausência de controle de custos;
4. Inadimplência. Vender a prazo sem análise de crédito;
5. Investir sem planejamento;
6. Centralizar funções;
7. Estabelecer metas sem avaliar capital de giro;8. Acumular déficits e dívidas;
9. Errar no cálculo de preço;
10. Utilizar cheque especial para bancar gastos da empresa.
2ª Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%AAncia
No Brasil a definição para economistas e contabilistas é diferente da definição jurídica. O conceito econômico de falência prende-se à noção do estado de insolvência, levando em consideraçãoprimordialmente a situação patrimonial do devedor. Já segundo o conceito jurídico, para caracterizar a falência não basta o estado de insolvência; é preciso que haja a execução coletiva das dívidas. De acordo com a definição de Amaury Campinho, "falência é a insolvência da empresa comercial devedora que tem o seu patrimônio submetido a um processo de execução coletiva". Na opinião de Waldemar Ferreira, "afalência é um processo destinado a realizar o ativo, liquidar o passivo e repartir o produto entre os credores, tendo em vista os seus direitos de prioridade, anterior e legitimamente adquiridos". A falência constitui um processo de execução coletiva, onde todos os credores do falido acorrem a um único juízo e, em um único processo, executam o patrimônio do devedor empresário. Segundo a nova lei...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 5 motivos que levam uma empresa a falencia. (site)
  • MOTIVO DE FALÊNCIA DAS MPE REVISTA
  • Falência de empresas
  • Falencia de empresas
  • Falência de empresas
  • FALENCIA DE EMPRESAS
  • Empresa Falencia
  • Falencia de empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!