Motivaçõa da aprendizagem

1170 palavras 5 páginas
1 INTRODUÇÃO

Este projeto visa refletir sobre a motivação dos alunos para a aprendizagem que é o centro das atenções no processo educacional, uma vez que este reconhece que a aprendizagem é um processo pessoal, reflexivo e sistemático que depende do despertar das potencialidades do educando, de maneira sozinha ou com a ajuda do educador.

O desafio para o educador é coordenar o ensino de conceitos e proporcionar um ambiente efetivo de aprendizagem. Neste contexto os educadores têm enfrentado o problema da ausência de motivação nos alunos para a aprendizagem. Uma das grandes virtudes da motivação é melhorar a atenção e a concentração, nessa perspectiva pode-se dizer que a motivação é a força que move o sujeito a realizar atividades.

A motivação está também incluído o ambiente que estimula o organismo e que oferece o objeto de satisfação. E, por fim, na motivação está incluído o objeto que aparece como a possibilidade de satisfação da necessidade. Ao sentir-se motivado o individuo tem vontade de fazer alguma coisa e se torna capaz de manter o esforço necessário durante o tempo necessário para atingir o objetivo proposto.

Toda a instituição escolar deve participar ativamente do processo educacional, cada componente deve refletir sobre seu papel, conhecer cientificamente como as crianças e os jovens aprendem para planejar e agir em conformidade. A instituição deve proporcionar mecanismos de planejamento e trabalho cooperativo entre os educadores, visando uma formação do aluno regida pela complexidade dos conhecimentos, do mundo e da vida em sociedade.

.

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral
• Averiguar as razões da ausência da motivação do aluno para a aprendizagem, analisá-las, e buscar estratégias eficazes que ajudem a reverter este quadro.
2.2 Objetivos Específicos
• Identificar a formação do professor para atuar em sala de aula;
• Discutir a importância do relacionamento professor/aluno e a influência

Relacionados

  • Recursos humanos
    352 palavras | 2 páginas