Motivação nas organanizações

2479 palavras 10 páginas
Motivação

Talvez seja mais fácil começar dizendo o que a motivação não é. Muita gente acha que a motivação é um traço pessoal da personalidade humana que algumas pessoas possuem e outras não. Há gente que acha que as pessoas com pouca motivação são preguiçosas e indolentes. O conhecimento atual demonstra que essas pressuposições são errôneas. A motivação funciona como a interação entre o indivíduo e a situação que a envolve. Assim, a motivação é o desejo de exercer alto níveis de esforços em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionais, pela capacidade de satisfazer algumas necessidades. A motivação está relacionada com três aspectos:
• Direção do comportamento ( objetivo )
• A força de intensidade de comportamento (esforço)
• A duração de persistência do comportamento ( necessidades ). Os três elementos fundamentais na nossa definição de motivação são: objetivos organizacionais, esforços e necessidades individuais. Quando uma pessoa está motivada, ela tenta trabalhar mais arduamente,. Contudo alto nível de esforços nem sempre conduzem a um desempenho ou um resultado favorável, a menos que o esforço seja canalizado na direção que possa beneficiar a organização. Finalmente, a motivação é um contínuo processo de satisfação de necessidades individuais. Se não houvesse necessidades individuai, muito provavelmente não estaríamos falando de motivação humana. Uma necessidade significa uma carência interna da pessoa, como, com fome, insegurança, solidão etc. Quanto maior a tensão, maior o nível de esforço. Se o esforço é bem direcionado e bem- sucedido, ele conduz à satisfação da necessidade e a tensão é reduzida.

Teoria de Conteúdo da Motivação

Existem duas teorias de conteúdo que, apesar se serem questionadas em termos de validade, constituem ainda a melhor maneira de explicar a motivação das pessoas. Uma delas é a hierarquia das necessidades humanas e a outra é a teoria motivação-higiene. Ambas constituem um

Relacionados

  • fundamentos da administração
    9177 palavras | 37 páginas