Motivacao e produtividade na construcao civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de tecnologia e ciências
Matéria: Liderança e Empreendedorismo
Professora: Gardênia Jardim.
Alunas: Thayana Jesica e Bruna Gusmão

A relação entre motivação e produtividade nasempresas de construção civil.
TEIXEIRA Regina C.; MEng; Docente UFPA, Doutoranda do programa de engenharia de produção.
TEIXEIRA Ivandi S.; MSc; Docente UFPA, Doutorando do programa de engenharia deprodução.

O artigo feito por Regina e Ivandi com base na pesquisa realizada na Universidade Federal do Pará (1997) por engenheiros civis no curso de especialização em gerenciamento da construção civil,teve como finalidade propiciar a geração de informações que pudessem nortear um estudo sobre a relação entre motivação e produtividade nas empresas de construção civil na cidade de Belém.
Naintrodução do artigo observa-se que apesar de todos os avanços tecnológicos da época nas empresas de construção civil tínhamos índices de produtividade através do gerenciamento do talento das pessoas muitobaixo. Tendo em vista que uma empresa só consegue ser competitiva se possuir equipes de trabalho que sejam gerenciadas de forma eficaz.
A trajetória da pesquisa teve inicio com questionários constituídospor questões semiestruturadas feitas aos engenheiros e aos donos de empresas de construção civil. Defendendo assim os pesquisadores que as perguntas são fundamentais por propiciarem informações decaráter pessoal e espontâneo, com todos os pormenores que consideram relevante ressaltar, contribuindo revelar relações entre necessidades individuais do engenheiro civil e das empresas construtorasquanto ao profissional da engenharia sob a ótica do engenheiro. Para o estudo selecionou-se alguns autores que dialogam sobre motivação, qualidade e produtividade como: Frederick Herzberg (1968) e Maslow(1954).
Maslow dava grande importância às necessidades de estima e auto- realização, já o homem segundo Herzberg, tem duas categorias básicas, a primeira constituída por fatores de higiene,...
tracking img