Motivacao no ensino do portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“ALBATROZ! ALBATROZ! ÁGUIA DO OCEANO.”


Fariyal Damani ,
Patricia Santiago Bettega

1. INTRODUÇÃO


Castro Alves escritor de “Navio Negreiro” entre outras poesias situa-se na terceira geração Romântico – Condoreira – consagrado por seu estilo de tom vigoroso e versos indignados, suas poesias diferentes dos outros poetas das fases anteriores do mesmo período foram feitas paraserem declamadas, gritadas em praça pública.
Escolhida para o presente ensaio “Navio Negreiro” traz em sua essência muitos dos principais aspectos que tornam Alves aclamado pelos críticos literários, a poesia faz uma denúncia dos horrores da escravidão, com grande poder em seus versos Castro toca fundo na ferida aberta que era a escravidão e a falta de consciência dos povos que aceitavam,nesse caso foca o Brasil, receber os negros.
“Navio Negreiro” é apenas uma das várias poesias que Castro escreveu durante sua vasta produção sobre o tema ainda encontram entre seus poemas obras como: Os Escravos (1883), Arautos das Multidões, Vozes d'África, entre outras.

2.METODOLOGIA

O ensaio proposto trabalha com a metodologia de pesquisa bibliográfica para reconhecimento ecomparações entre a obra de Castro Alves e Agostinho Neto.
3.JUSTIFICATIVA

A escolha do poema de Castro Alves veio por meio dos conhecimentos que obtivemos durante nossa graduação em LETRAS, com intenção de mostrar a presença da consciência da escravidão no poeta da terceira geração Romântica.

Agostinho Neto escolhido para comparações, por vivenciar e denunciar em suas poesias a necessidade deliberdade e dos horrores que eram cometidos contra seu povo sem o respeito pela cultura.

Ambos os escritores são de grande importância para literatura de cada pais, Castro no Brasil e Agostinho em Angola.

4. OBJETIVOS

- Encontrar literaturas Brasileiras e Africanas que apresentam as mesmas características da africanidade como elementos culturais e étnicos presente nas literaturas.
-Identificar na obra “Navio Negreiro” características ou similaridades na escrita da africanidade. E procurar estes características focando se nas características africanas como identidade, sofrimento e independência.
- Comparar com algumas poesias de Agostinho Neto traçando similaridades e diferenças.

5.ESTUDO DA OBRA

Este ensaio propõe um estudo da obra literário de Castro Alves chamada“Navio Negreiro” e as características da africanidade presente na obra. Definem-se estes características como elementos culturais, étnicos e idiomáticos. Este ensaio tem a intenção de mostrar novos perspectivas a respeito da literatura africana de língua portuguesa.

A poesia Navio Negreiro de Castro Alves, escritor Brasileiro da escola literária romântico, fala sobre os sofrimentos dosescravos africanos e os horrores que aconteceram dentro do navio. Esta poesia retrata os acontecimentos depois da colonização quando o africano é dominado pela metrópole europeu.

De acordo com Manuel Ferreira (1989), os africanos aceitaram a ser dominados pelos colonizadores sentindo se inferiores ao colonizador. Neste momento o africano sente o dor de ser negro, o sofrimento de ser inferior, ainferioridade e a injustiça que carrega um forte preconceito contra eles. Justamente todos estes traços se encontram na poesia Navio Negreiro. (FONESCA E MOREIRA,p.1: 2011).

A poesia “Navio Negreiro” retrata os acontecimentos durante a colonização e quando existia um grande comércio de exportação de escravos. Os escravos eram exportados da África para outros países onde os escravos eramvendidos como mercadoria. A poesia Navio Negreiro retrata umas destas viagens e o autor conta envergonhado com tudo que estava acontecendo dentro do navio, conforme Moisés (2001, p.508) “o poeta realmente se comovesse com a tragédia do escravo”. Por isso encontra se inúmeras poesias sobre a escravidão escritas por Castro Alves, por exemplo, a poesia Tragédia no lar no início retrata voz da escrava:...
tracking img