Motivacao 7

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ





Tema : Gerenciando o Impulso ao trabalho: A motivação pelos Incentivos e a Autonomia Individual.



Curso: Administração

Turma








Data: 20/04/2011


Idéia Central do Tema


Nas teorias e práticas administrativas, poucas vezes se pode encontrar uma área de preocupação tão acentuada e constante quanto à relativa àmotivação para o trabalho. A atração pelo tema justifica- se na busca de uma relação mais satisfatória entre o indivíduo e sua tarefa.


Ao longo dos anos supervisores e dirigentes buscam através de teorias de motivação desenvolvidas a solução de problemas como baixo rendimento, absenteísmo e atrasos pela falta de motivação ao trabalho. Teorias como a Administrativa que buscava desde seusprimórdios a integração entre objetivos individuais e organizacionais, teoria X e Y de Douglas McGregor, Teorias específicas de motivação como Teoria das Necessidades, Teoria da Intencionalidade e das Expectativas e Teoria do Aprendizado.


Através da discussão de questões sobre as teorias apresentadas teremos uma visão mais clara dos ganhos com um programa de motivação do individuo aotrabalho bem elaborado.
























































Questionário


I. Descreva as principais vantagens de manter um indivíduo motivado ao seu trabalho.


Um indivíduo motivado ao seu trabalho trabalharia com entusiasmo, dedicação, cooperação e produtividade, trazendo melhores resultados à empresa e a simesmo profissionalmente. As teorias de motivação procuram, mais ou menos, enfatizar condições internas e externas ao indivíduo como forma de direcionar o comportamento humano no trabalho. Elas podem ser classificadas em três grandes correntes conforme a visão da força propulsora para o comportamento no trabalho, que são: necessidades, as intenções e expectativas e os estímulos externos.II. Quais são os principais fatores que influenciam um individuo a se manter desmotivado no seu trabalho?


A desmotivação de um indivíduo ao seu trabalho pode se dar por diversos fatores adversos como; apoio gerencial da boca pra fora, falta de recursos para o desenvolvimento da função, falta de liderança, comportamentos negativos, falta de liderança, falta de consenso quanto àimportância de objetivos e benefícios não percebidos.


III. Descreva os conceitos da teoria da Satisfação e Insatisfação no trabalho.


No aprofundamento dos estudos sobre a organização do trabalho, os conflitos individuo-organização ficaram cada vez mais demonstrados e explicados por diversas correntes do pensamento administrativo. Os conflitos localizavam-se na estrutura sócio-econômica quedistingua forças contrapostas de capital e trabalho e, portanto, só poderiam ser resolvidos extremamente à organização. Uma outra corrente de pensamento via o conflito como sendo primordialmente de natureza organizacional. O conflito é inerente à organização, em virtude de fatores estruturais como divisão arbitraria de trabalho, distribuição de poder e autoridade, definições de papéis e etc.,que muitas vezes colocam os interesses em contraposição aos das organizações. Foi a partir dessa visão conflitiva que começaram a surgir diversas propostas de adaptação do indivíduo a organização, principalmente no sentido de aumentar a autonomia individual.


Uma das primeiras contribuições ao estudo das causas de satisfação e insatisfação no trabalho foram as famosas pesquisas deFrederick Herzberg, entre os engenheiros de Pittsburgh. Herzberg desenvolveu uma teoria de fatores que afetam o grau de satisfação e insatisfação no trabalho. Um desses conjuntos é constituído por fatores motivacionais, relacionados com a tarefa, entre esses fatores, parecem ser mais relevantes aqueles relacionados com a concretização da tarefa, reconhecimento, responsabilidade, desenvolvimento e...
tracking img