Motivaçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MOTIVAÇÃO
O estudo da motivação considera três tipos de variáveis:
1º- O ambiente,
2º- As forças internas ao individuo,
3º - Objeto
A motivação, o processo que mobiliza a ação, a partir de uma relação estabelecida entre o ambiente, a necessidade, e o objeto de satisfação, isso significa que, na base da motivação, esta sempre o organismo que apresenta uma necessidade, um desejo, umaintenção, um interesse, uma vontade ou uma predisposição para agir na motivação esta também incluído o ambiente que estimula o organismo e que oferece o objeto de satisfação. Por fim na motivação o objeto que aparece como a possibilidade de satisfação da necessidade.
Podemos dizer que a motivação é um processo que relaciona a necessidade, ambiente e objeto, e que pré dispõe o organismo para a ação embusca da satisfação da necessidade.
Podemos definir motivação como uma força, ou uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa, ou seja, a motivação é extremamente intrínseca, isto é esta dentro de nos e nasce de nossas necessidades interiores, ou seja, ninguém motiva ninguém nos e que nos motivamos ou não, tudo o que os de fora pode fazer é estimular, incentivar, provocar nossamotivação. Dito de outra maneira, a diferença entre motivação e estimulo e que a primeira esta dentro de nos e a segunda esta fora, um exemplo é o caso de Romário e Marcelinho Carioca em 2003 ambos receberam propostas milionárias de times do Qatar para ficarem lá por uns meses Romário aceitou e foi; Marcelinho não aceitou e ficou no Brasil. Embora admita-se que a existência de estímulos secundários(fama, poder, dinheiro, por exemplo), é evidente: dinheiro. Um jogador sentiu se motivado a ir para o Qatar com esse estimulo o outro não.

Motivação Humana:

Devemos saber que toda conduta humana pressupõe um estímulo, que pode nos levar a fazer algo com prazer ou não, e que o comportamento humano é produzido por alguma coisa que nos motiva. É necessário que procuremos entender o comportamento daspessoas que nos cercam, até mesmo para desenvolver a capacidade de prever, modificar, e tentar controlar o comportamento futuro.
O comportamento humano se acha especialmente orientado para a busca de prazer, de satisfação, dirigido basicamente para a realização de objetivos.
Assim, se obrigarmos as pessoas a realizarem determinadas atividades, estarão meramente reagindo à pressão, porobrigação, apenas para cumprimento de uma ordem. Já, caso estejam motivadas, realizam a atividade com prazer, e, conseqüentemente, com eficiência.
Motivação é um fenômeno contínuo, nunca definitivamente resolvido para cada indivíduo. Cada momento motivacional é único para cada pessoa, pois as pessoas são diferentes no que diz respeito à motivação as necessidades se diferem de um indivíduo para outro,produzindo padrões de comportamento diversificados: a percepção do ambiente, a capacidade de aprendizado, as habilidades, também são diferentes. Por isso há necessidade de se conhecer as necessidades humanas como fonte de motivação.
O processo motivacional inicia com o aparecimento de uma necessidade que rompe o equilíbrio do organismo e provoca um estado de tensão e desconforto, a partir do momentoem que uma pessoa encontra a satisfação de sua necessidade, estará encontrando o equilíbrio deixando de ser motivadora do comportamento, pois já está satisfeita.

Considerações sobre algumas teorias que alicerçam os conceitos da motivação.

Maslow e a pirâmide das necessidades;

1º Auto-Realização

2º Estima

3º Social

4º Segurança

5º Fisiológicos

Maslow psicólogo humanista,organizou as necessidades em uma pirâmide, colocando em sua base as necessidades mais primitivas e básicas.

Necessidade de auto-realização: são as necessidades do grau mais elevado. Que da educação e cultura de cada pessoa, e de sua pré-disposição em se auto-desenvolver.
Necessidade de estima: envolve a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social de respeito, e de...
tracking img