Motivação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFAMMA – UNIÃO DAS FACULDADES METROPOLITANAS DE MARINGÁ

MOTIVAÇÃO EMPRESARIAL

ACADEMICA: Nilcéia dos Reis
PROFESSOR: Dílson Muniz

RESUMO
O objetivo deste texto é traçar um paralelo entre os postulados históricos da administração referentes ao comportamento e a motivação das pessoas no ambiente organizacional e a necessidade emergente de atribuir à gestão contemporânea de recursoshumanos um enfoque prático na criação e manutenção de um clima organizacional altamente motivador.
Entender os fatores propiciadores de motivação e sua influência no comportamento dos trabalhadores é uma tarefa árdua e incessantemente discutida desde a antiguidade. A complexidade da gestão motivacional reside na unicidade da cognição humana, o que implica em estilos de comportamento e fatoresmotivadores diferentes.
A compreensão da dinâmica, cíclica, da motivação é essencial ao administrador que busque o alcance dos objetivos da organização e a realização das necessidades individuais de seus subordinados. O papel do líder na condução de pessoas e na construção de um ambiente percebido e desejado pelos funcionários é inerente.

PALAVRAS CHAVES: motivação, comportamento, fatoresmotivacionais.

1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de promover uma discussão sobre Motivação, no Curso de Administração, para avaliação da disciplina Técnicas de Negócios Internacionais. Para poder explicar como as pessoas se comportam, tornando-se necessário o estudo da motivação humana. Alguns autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidadeshumanas para melhor compreender o comportamento e utilizar a motivação como poderoso meio para melhora a qualidade de vida dentro das organizações.


2. MOTIVAÇÃO
A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa deslocar-se, mover-se. Motivação é a força, o impulso que nos move e direciona ao comportamento de busca à satisfação de uma determinada necessidade, por isso nãopodemos considera-la como simples injeção de ânimo, que deve ser aplicada de vez enquando nas pessoas, pois são as influências externas geradas consciente ou incoscientemente pelo próprio homem.

2.1 PROPOSIÇÕES SOBRE AS PRINCIPAIS TEORIAS DA MOTIVAÇÃO
As teorias procuram identificar as necessidades que são comuns a todas as pessoas, assim, não somente já na era do pensamento filosófico, comotambém, posteriormente, surgiram diferentes teorias a respeito daquilo que explicasse o dinamismo comportamenal próprio do seres vivos em geral, mas sobretudo do ser humano. As mais conhecidas são as que seguem:

2.1.1 Teoria de Maslow

Figura 1 - Pirâmide de Maslow./ Fonte: (MAXIMIANO, 2002, p.275).

O Psicólogo Abraham Maslow estabeleceu a conhecida Hierarquia dasNecessidades, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis numa hierarquia de importância e de influênciação. Essa hierarquia de necessidades podem ser visualizadas como uma pirâmide.
• Necessidades Fisiológicas: constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância. Neste nível estão as necessidades de alimentação (fome sede), de sonoe repouso (cansaço), de abrigo (frio ou calor), o desejo sexual e etc.
• Necessidades de segurança: constituem o segundo nível das necessidades humanas. São as necessidades de segurança ou de estabilidade, a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga ao perigo. Surgem no comportamento quando as necessidades fisiológicas estão relativamente satisfeitas.
• Necessidades Sociais: surgemno comportamento, quando as necessidades mais baixas (fisiológica e segurança) encontram-se relativamente satisfeitas . Dentre as necessidades sociais estão a necessidade de associação de participação e de aceitação por parte dos companheiros, por troca de amizades, de afeto e amor.
• Necessidade de Estima: são as necessidades relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia....
tracking img