Motivação

Páginas: 15 (3636 palavras) Publicado: 1 de abril de 2011
Comportamento organizacional
Motivação


Trabalho realizado por: Rita TeixeiraÍndice
Introdução 3
Motivação 4
As principais teorias da motivação 4
Teorias das necessidades 4
A Motivação e as Organizações 8
A Satisfação do trabalho 11
A motivação na minha organização 12
Conclusão 15
Bibliografia 16

Introdução

A motivação é um sentimento que deve estar sempre presente nas organizações, para estas adquirirem uma melhor prestação por parte dos funcionáriose consequentemente estes adquirirem uma satisfação pelas tarefas que executam. Para a organização poder proporcionar motivação nos funcionários, estas investem em grandes recursos, tentando descobrir o que motiva a cada um deles, acreditando que terão retorno do investimento que fizeram sob a forma de aumento de produtividade.
Há várias décadas que as organizações, procuram alternativas demanter os seus colaboradores nos seus postos de trabalho, acompanhando e baseando-se sempre em teorias pesquisadas no século passado. Estas têm sido de grande relevância para o engrandecimento das organizações e de grande importância acrescentando maiores conhecimentos à natureza humana.

Motivação

O termo motivação deriva do latim motivus,movere, que significa mover. Podemos então entenderque a motivação é um conjunto de factores psicológicos de ordem fisiológica, intelectual ou afectiva e que causam excitação, direcção e persistência de acções voluntárias que são dirigidas para alcançar metas. Estes factores (fisiológicos, intelectuais e/ou afectivos) agem entre si e determinam a conduta de um individuo, despertando assim, a sua vontade e interesse para determinada tarefa ouacção conjunta. Em suma, a motivação, é o sentimento de uma necessidade, para atingir um fim. A motivação caracteriza-se como sendo um fenómeno individual, tem um carácter intencional e é multifacetada, visto ter em conta as necessidades, os motivos e os incentivos, que de cada individuo.
Existem dois tipos de motivação, a Intrínseca e a Extrínseca. A motivação Intrínseca está relacionada,com o conteúdo do trabalho, com as recompensas psicológicas, ou seja, com o respeito, o reconhecimento, o status, etc. Este tipo motivacional está associado às acções dos chefes em relação aos subordinados.
A motivação Extrínseca está relacionada, com a satisfação, com as recompensas tangíveis, ou seja, com os salários, benefícios, promoções, etc. Estas causas não dependem da gerência, poisgeralmente são determinadas pela alta administração.
(...)a motivação é o processo responsável pela intensidade,
direcção e persistência dos esforços de uma pessoa
para o alcance de uma determinada meta e cumpra
determinados objectivos. (ROBBINS 2002, p. 112)


As principais teorias da motivação
Teorias das necessidades
Estas teorias, focalizam-se nas necessidades internas das pessoase nos comportamentos que resultam do esforço para reduzir ou satisfazer essas necessidades.
A. Maslow, propôs uma dividir as necessidades humanas numa hierarquia. Esta é uma teoria que encara a motivação humana em 5 necessidades. Esta teoria acentua que os factores internos de cada individuo, explicam a forma dele se comportar.

Segundo, a hierarquia proposta porMaslow cada individuo devia primeiro satisfazer as necessidades de nível inferior para assim poder passar para um nível superior, até atingir o topo da pirâmide. Assim sendo, os 2 primeiros níveis, considerados como primários ou de factores extrínsecos, são os de maior importância para o bem-estar de cada individuo, os dos restantes niveis são considerados como secundários ou intrínsecos. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • MOTIVAÇÃO
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação
  • Motivação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!